Notícia e entretenimento da cidade!

Você já ouviu falar do “Homem do Poço” de Vinhedo?

  • Notícias
  • >
  • Você já ouviu falar do “Homem do Poço” de Vinhedo?

Foto ilustrativa

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 27, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre que é um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

Toda a cidade tem uma lenda, que assusta ou intriga moradores. Em Vinhedo, o “Homem do Poço” desperta a curiosidade de muitos, porém o que poucos sabem é que ela é baseada em uma história real, que conforme os anos foram se passando, foi mudada e virou uma lenda com diversas versões.

 

O escritor Wladimir Novaes publicou o livro “A terrível estória do Homem do Poço de Vinhedo”, que resgata não apenas a lenda, mas este drama histórico com base em pesquisas, documentos e depoimentos de moradores, confirmando a veracidade dos fatos.

 

A publicação conta que no dia 19 de julho de 1916, Candido Ferraz, um homem de 30 anos, foi contratado pelo proprietário da Fazenda Marambaia, Alberto Eichemberg, para aprofundar um poço de 25 metros que não estava gerando a quantidade de água que precisava.

 

Durante a obra, ocorreu um acidente que desmoronou parcialmente as paredes e Candido ficou soterrado, com parte do corpo preso. O homem agonizou durante seis dias e cinco noites e seu corpo ainda está enterrado no local. Pesquisas em documentos da época apontam que o poço ficava nas proximidades das atuais Avenida Brasil, Rua Noronha e Rua da Formiga, na região do Portal.

 

Por seis dias, tentou-se o resgate, utilizando-se para isso todos os meios disponíveis na época. O ocorrido mobilizou bombeiros, engenheiros e autoridades da região.

 

Candinho, como era conhecido, recebia cigarros, café e alimentos que lhe eram enviados por baldes. Curiosos se deslocavam até o local para ver a tragédia. Trens da Companhia Paulista faziam paradas extras na antiga Rocinha e relatos dizem que um livreto com o título “Poço Misterioso de Rocinha” era vendido aos visitantes.

 

Segundo pesquisas, na boca do poço, a esposa de Candinho, Carmelina, com sua filha de seis meses, Malvina, permaneceram até o homem falecer, no dia 25 de julho de 1916.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Veja quais são os 10 SUVs mais roubados ou furtados no Estado

Casos de furtos e roubos de utilitários do tipo SUV tiveram queda de 5,2% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo informações da empresa de rastreamento veicular Ituran. Ainda, segundo o estudo, foram 4.849 ocorrências de roubos e furtos desses veículos nos primeiros seis meses de 2024, ante 5.117 casos no primeiro semestre de 2023.

“Festival do Porco” realizado pela Paróquia Sant’Ana acontece neste domingo em Vinhedo

O “Festival do Porco”, promovido pela Paróquia Sant’Ana de Vinhedo, acontece neste domingo, dia 8, a partir das 12 horas, no Espaço Santa Cruz, localizado na Avenida Independência, 4.420.

Ônibus Cultural de Vinhedo tem passeio gratuito para a Bienal Internacional do Livro em SP

O Ônibus Cultural que faz parte do calendário cultural terá no próximo dia 14, domingo, como destino à 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o maior evento cultural do segmento de literatura da América Latina, uma feira onde acontecem venda de livros, discussões e interações com autores famosos.

Tripulantes relataram falhas no sistema antigelo durante voo da Voepass que caiu em Vinhedo

Pilotos relataram, logo após a decolagem, sobre falhas no sistema responsável por eliminar o gelo nas asas do avião da Voepass que caiu em Vinhedo no último dia 9 de agosto, matando 62 pessoas. A informação foi confirmada durante a apresentação do relatório preliminar do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), nesta sexta-feira, dia 6. Porém essa suposta falha ainda será investigada.