Notícia e entretenimento da cidade!

Dona Ernestina, que doou terreno para viaduto em Vinhedo, é homenageada com monumento

  • Notícias
  • >
  • Dona Ernestina, que doou terreno para viaduto em Vinhedo, é homenageada com monumento

Foto: Social Vinhedo / Arquivo da família

Um monumento em homenagem à saudosa Ernestina Catelano Lorenzon foi inaugurado neste sábado, dia 29 de junho, próximo ao viaduto João Baptista Seraphim, que foi construído em área doada por ela. O viaduto fica sobre um trecho das avenidas Delfim e Cachalote.

Filha de João Catelano e Maria Betiol, Ernestina nasceu em Pedreira em 28 de julho de 1926. Ela passou sua infância nas lavouras de café, e na adolescência se mudou para Vinhedo com a família em busca de novas oportunidades.

Ernestina trabalhou por vários anos como tecelã na fábrica de tecidos da família Storani e foi casada com Abrahão Lorenzon, com quem teve quatro filhos: Abrahão Lorenzon Filho, Nelice Aparecida Lorenzon, Gilberto Lorenzon e João Henrique Lorenzon. A família ainda se destacou na construção civil, criando a Vila Lorenzon, ou Lourenção, como ficou conhecida.

Após seu marido falecer aos 47 anos, quando seus filhos ainda eram pequenos, ela os criou sozinha, e, mesmo em meio às dificuldades, era conhecida por ser uma mulher de fibra, carismática e estar sempre de bom humor. Ela faleceu aos 94 anos, em 2 de abril de 2021.

O autor do monumento foi Ruy Frederico Bampa Sauerbroon, que realizou a doação do busto ao município.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.