Notícia e entretenimento da cidade!

Proteção e bem-estar de cães e gatos são garantidos através de nova Lei Estadual

  • Notícias
  • >
  • Proteção e bem-estar de cães e gatos são garantidos através de nova Lei Estadual

Foi sancionada pelo governador do Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicada nesta quinta-feira, dia 11, a Lei Estadual que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e na comercialização de cães e gatos no Estado de São Paulo.

De autoria do Executivo, o projeto de lei foi aprovado pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com modificações pelo Parlamento, no final de junho.

A lei reconhece os animais domésticos como seres sencientes, ou seja, dotados de natureza biológica e emocional passíveis de sofrimento, e garante proteção contra os abusos. Por isso, a regulamentação representa um grande avanço para o bem-estar animal e favorece o controle populacional destas espécies.

Segundo o documento, a proposta foi baseada em estudos realizados pela SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), diálogos com o Poder Legislativo e diversas organizações do setor.

 

NORMAS

“Criadores e comerciantes deverão ter alojamento compatível com o tamanho, porte e quantidade de animais e não poderão expor os animais em vitrines fechadas ou em condições exploratórias que lhes causem desconforto e estresse. As fêmeas prenhas deverão ser separadas dos outros animais no terço final de sua gestação e a permanência junto aos filhotes deve ser garantida pelo período mínimo de 6 a 8 semanas, a fim de garantir a lactação adequada”, explica o documento.

Além disso, os cães e gatos domésticos somente poderão ser comercializados ou permutados por criadores e por estabelecimentos comerciais após atingirem a idade mínima de 120 dias, terem recebido o ciclo completo de vacinação previsto no calendário de vacinas e estiverem esterilizados cirurgicamente e microchipados, com comprovação através de laudo emitido pelo médico-veterinário que assiste os animais.

A nova legislação proíbe ainda a distribuição de cães e gatos a título de brinde, promoção, sorteio de rifas e bingos. Também está vedada a exposição de cães e gatos em eventos de rua ou quaisquer espaços públicos, para fins de comercialização.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

“Lua do Veado” poderá ser vista na noite desta 5ª-feira em Vinhedo

A “Lua do Veado”, nome tradicional dado à lua cheia de julho, poderá ser observada nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 20h37.

Karatê de Vinhedo se destaca nos Jogos Regionais com seis medalhas

Atletas do Karatê de Vinhedo conquistaram seis medalhas na 67ª edição dos Jogos Regionais, realizada em Bragança Paulista. A cidade contou com a participação de 14 karatecas e três técnicos vinhedenses.

Pretinha e outros animais estão disponíveis para adoção

O Social Vinhedo traz toda semana sugestões de adoções de animais indicados por protetores de animais independentes e pelos Amigos dos Animais de Vinhedo, Resgatinhos, Braits de patas e Miado com Bigode.

Grupo de teatro de Vinhedo é selecionado para festival estudantil estadual

O grupo vinhedense Berinjelas Fritas foi selecionado para se apresentar no próximo dia 20, no FETESP (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo), com o espetáculo “Mero”, que tem a classificação indicativa livre.