Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Você lembra do Monsenhor Favorino que contribuiu para a história de Vinhedo e faleceu há 15 anos?

Você lembra do Monsenhor Favorino que contribuiu para a história de Vinhedo e faleceu há 15 anos?

Foto: Reprodução Social Vinhedo

Há 15 anos, em 23 de agosto de 2009, Vinhedo se despedia do Monsenhor Favorino.

O saudoso Monsenhor Favorino Carlos Marrone ficou conhecido por dedicar 61 de seus 92 anos de vida a parte da história de Vinhedo.

 

Ele foi nomeado Pároco Amovível da Rocinha, atual Vinhedo, em 30 de janeiro de 1948. Assim, participou do processo de emancipação da cidade, ajudou a construir a Santa Casa, o Lar da Caridade, a Capela do Cemitério, além da Matriz de Sant´Ana, no Centro.

 

De acordo com a Arquidiocese de Campinas, para Favorino, uma de suas maiores emoções foi o encontro com o Papa João Paulo II, em 1989, quando recebeu o título de Monsenhor.

 

No dia 18 de dezembro de 1992, Dom Gilberto Pereira Lopes nomeou o Padre João Aparecido Passadori para a Paróquia Sant´Ana e o Monsenhor Favorino tornou-se presbítero emérito da Arquidiocese de Campinas, continuando a residir em Vinhedo e a exercer o seu ministério sacerdotal no atendimento ao povo e na celebração da eucaristia.

 

Em entrevista ao SV, em junho do ano passado, o professor e escritor vinhedense José Antônio Zechin contou que “entrevistei-o várias vezes, então, pude ouvir dele próprio diversos fatos que implicaram o desenvolvimento de Vinhedo. Em resumo, eu diria que ele foi um sacerdote muito rigoroso, mas, ao mesmo tempo, um homem muito culto e divertido na intimidade (…) Ele tinha o respeito de todos os vinhedenses, de todas as religiões ou classes sociais. Uma verdadeira autoridade”.

 

Na ocasião de seu falecimento, a Matriz de Sant’Ana ficou lotada para despedida ao Monsenhor na Missa de Corpo Presente, presidida pelo saudoso arcebispo Dom Bruno Gamberini. Após a Missa, o corpo foi levado em cortejo por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Municipal, onde foi sepultado diante de uma multidão emocionada.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.