Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Biólogo vinhedense atua com pesquisa para doenças autoimunes e câncer

Biólogo vinhedense atua com pesquisa para doenças autoimunes e câncer

Foto: Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira, dia 3, data em que é comemorada o Dia do Biólogo, o Social Vinhedo entrevistou Rodolfo Thomé, vinhedense de 37 anos, pós-doutorado em neuroimunologia com ênfase em esclerose múltipla e estratégias terapêuticas, área na qual se especializou nos Estados Unidos.

Atuando na área há 19 anos, Rodolfo está trabalhando como supervisor na realização de testes clínicos em Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Terapias para doenças autoimunes e câncer.

O interesse do pesquisador, conforme relatou ao SV, vem desde quando era estudante: “Desde o Ensino Médio, sinto uma grande curiosidade em compreender como os medicamentos são descobertos. Durante minha graduação na UNESP, percebi que é papel do biólogo identificar padrões genéticos e ambientais no desenvolvimento de diversas doenças. Compreender a origem das doenças nos permite trabalhar para mitigar seus efeitos. Após concluir meu mestrado e doutorado na UNICAMP, realizei um treinamento de pós-doutorado em neuroimunologia para entender as causas e distúrbios que levam ao surgimento da esclerose múltipla. Com esse conhecimento, ingressei na indústria farmacêutica e trabalhei no desenvolvimento de novas terapias para tratar doenças autoimunes, como esclerose múltipla, psoríase e doença de Crohn”.

O pós-doutor destaca a importância da Biologia: “Ela se destaca como uma disciplina de conhecimento singular, caracterizada por uma diversidade de campos a serem investigados e desvendados. A partir do desenvolvimento de terapias clínicas avançadas até o estudo de ecossistemas complexos e a descoberta de novas espécies, a Biologia desempenha um papel fundamental. A falta de biólogos qualificados compromete o progresso nesses campos cruciais, o que tem implicações diretas para a sociedade”, elucidou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.

Tradição de família mantém viva receita de tortéis há mais de 60 anos em Vinhedo

Há mais de seis décadas, uma receita especial de tortéis tem atravessado gerações e reunido famílias em torno de uma tradição cheia de afeto, sabor e memórias.  A história, que começou com a sogra de Hilda Terezinha Sichocki Bonella, hoje moradora do bairro Jardim Melle, em Vinhedo, continua viva e mais forte do que nunca.

Moradora de Vinhedo realiza sonho de trabalhar com estética na Arábia Saudita

“Meu nome é Carliane de Brito Marcos, tenho 30 anos e nasci em Minador do Negrão, Alagoas. Desde criança, sempre fui apaixonada pela área da beleza. Lembro de passar horas brincando de maquiar e fazer penteados nas minhas bonecas — sem saber que, ali, já nascia minha vocação.

Banda Sinfônica da Polícia Militar realiza concerto gratuito no Teatro de Vinhedo nesta 6ª-feira

Nesta sexta-feira, dia 12, às 19 horas, o Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus recebe um dos destaques da programação do Festival de Inverno de Vinhedo: a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.