Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Grupo Samba de Roda da D. Aurora e Samba de Bumbo são declarados patrimônios imateriais de Vinhedo

Grupo Samba de Roda da D. Aurora e Samba de Bumbo são declarados patrimônios imateriais de Vinhedo

Foto redes sociais da prefeitura

O grupo Samba de Roda da Dona Aurora e o Samba de Bumbo foram declarados patrimônios imateriais do município, após aprovação do PL (Projeto de Lei) na Câmara de Vinhedo nesta segunda-feira, dia 9.

 

 

Foi aprovado também, o PL que institui no calendário oficial de Vinhedo, o Dia do Samba de Bumbo, como dia 29 de junho, por ser a data do “levantamento do mastro”, que na tradição católica, dá início aos festejos de Dona Aurora Sudário.

 

PATRIMÔNIO

A origem do Samba de Bumbo no interior do estado de São Paulo esteve condicionada à transferência de um grande contingente de escravos negros, vindos diretamente da África para o porto do Rio de Janeiro e levados para as regiões Sudeste e Sul do país entre os séculos XVIII e XIX.

 

Em Vinhedo, o Samba de Bumbo mantém suas raízes ativas com a continuidade do movimento por familiares, amigos e pela comunidade local, através do Samba de Roda da Dona Aurora (Sudário), um grupo formado por descendentes de africanos que trabalharam como escravos nas fazendas de café da região no século XIX. É um dos poucos grupos que mantém a tradição do Samba de Bumbo até os dias de hoje.

 

O Samba de Bumbo é uma expressão cultural brasileira com raízes africanas e portuguesas que reúne poesia, música e dança.

 

O estilo consiste em uma roda de pessoas tocando instrumentos, cantando e dançando, e está relacionado à capoeira, que também traz músicas, lutas e poesia.

 

O Grupo de Samba de Roda da Dona Aurora é um dos poucos sambas do interior paulista que ainda mantém seu trabalho reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

 

A Dona Aurora Sudário foi reconhecida em 2009 como “patrimônio imaterial” do município. Dona Aurora faleceu em 9 de dezembro de 1997, aos 106 anos de idade, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

Os Projetos de Lei são de autoria da vereadora Nayla de Souza (REDE).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Bucky, Alice e Ninna enchem de amor o dia a dia da vinhedense Mariana Prado

“Meu nome é Mariana Prado, sou vinhedense, moro no Centro e junto com meus pais, Sandra Elaine Compiani Prado e Ricardo Piubeli Prado, sou tutora do Bucky, um Husky, da Alice, uma Golden e da Ninna, uma a vira-lata. Eles são minhas maiores preciosidades, meus companheiros, meus melhores amigos e posso resumir que são a realização de um sonho.

Você lembra dos antigos viveiros de aves exóticas da Praça do Aquário em Vinhedo?

O viveiro fazia parte do conjunto original da praça, inaugurada em 1992, que também incluía lagos, áreas de lazer e quiosques. Durante décadas, o espaço funcionou como um pequeno zoológico a céu aberto, abrigando animais em estruturas cercadas e permitindo o contato visual direto com espécies pouco comuns no cotidiano urbano.

Ginástica Artística de Vinhedo conquista medalha de Ouro nos Jogos Regionais

A equipe de Ginástica Artística de Vinhedo, da Secretaria de Esportes e Lazer, brilhou na 67ª edição dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Ouro. Os atletas Otto, Bruno e Benjamin foram os grandes destaques da modalidade, alcançando o topo do pódio em diversas provas. A equipe é comandada pelos técnicos Caio de Melo Almeida e Wagner Pereira da Silva.

Vinhedense conquista título nacional de beleza e se prepara para concurso internacional

A vinhedense Carla Carolina de Lima de Carvalho, de 18 anos, foi coroada no último domingo, dia 6, como 1ª Princesa Brasil no concurso Miss Brasil Beauty Worldwide 2025, realizado no Teatro Regina Vogue, em Curitiba (PR).

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.