Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Artista vinhedense é professora de escola estadual na Capela e valoriza a cultura negra

Artista vinhedense é professora de escola estadual na Capela e valoriza a cultura negra

(Foto: Arquivo pessoal)

A vinhedense Andressa Monique de Sousa Sena, 27 anos, sempre esteve envolvida no cenário artístico, e atualmente concilia a Educação, sua área de atuação, às artes e valorização da cultura negra.

Moradora da Capela, Andressa já participou de oficinas culturais da prefeitura como biscuit, desenho artístico, hip-hop e ballet. Já na adolescência, começou a frequentar as batalhas de rimas, e assim, se interessar cada vez mais pela arte urbana e o movimento Hip-Hop.

Em 2017, ela se mudou para Bauru, para cursar licenciatura em Artes Visuais, na UNESP. Durante o curso, consolidou seu envolvimento com a cultura hip-hop, iniciando na escrita de músicas, na produção de artes urbanas, como graffiti, stencil e stickers, além do aprofundamento teórico, através de leituras e participação em palestras. Já em 2022, Andressa foi convidada para tocar e posteriormente para ajudar na organização da “Batalha da Praça”, realizada na Praça Aurora do Sudário, na Capela.

Desde 2023, a vinhedense leciona Artes na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben. “Em minhas aulas, dentro do conteúdo programado, busco valorizar a cultura negra, trazendo outras perspectivas além do ensino eurocêntrico, e utilizar a cultura hip-hop, já que aborda diversas linguagens artísticas, e também uma articulação social e política”.

Através da educação artística, atualmente Andressa atua em oficinas e em projetos sociais na cidade, em institutos como Itacolomi, além de ser anfitriã no projeto “Instituto Rotas Afro”, que aborda histórias das cidades, através da perspectiva negra, valorizando e evidenciando o protagonismo do povo preto na construção do nosso território. “Todos os meus trabalhos se conectam com o que eu acredito, e é incrível para mim, enxergar e ter a convicção da arte e da cultura periférica, como instrumentos potentes para a educação antirracista e construção de uma sociedade melhor”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Multiartista vinhedense Gusta transforma vivências em álbum autoral “Aflora”

O vinhedense multiartista Gustavo Schiezaro, mais conhecido como Gusta, prepara o lançamento do álbum autoral Aflora, que promete reunir toda a sua experiência acumulada em mais de três décadas de dedicação à arte.

Você se lembra da antiga SAEMA de Vinhedo?

A SAEMA (Secretaria de Água, Esgoto e Meio Ambiente) foi o órgão responsável pelos serviços de saneamento de Vinhedo até o ano de 2005. Criada em 1967, ela gerenciava a captação, tratamento e distribuição de água, bem como a coleta e tratamento de esgoto na cidade.

Scar e outros animais estarão na feira de adoções da Represa 1 de Vinhedo neste domingo

A Represa 1 “João Gasparini” de Vinhedo receberá uma feira de adoção de animais neste domingo, dia 6, das 8 às 12 horas.

Comunidade Sto. Antônio de Vinhedo promove 23ª Festa Julina Beneficente neste sábado

A Comunidade Santo Antônio de Vinhedo promove neste sábado, dia 5, a partir das 15 horas, a 23ª Festa Julina Beneficente.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.