Notícia e entretenimento da cidade!

Maestro proporciona saúde e bem-estar para a melhor idade com aulas de canto em Vinhedo

  • Notícias
  • >
  • Maestro proporciona saúde e bem-estar para a melhor idade com aulas de canto em Vinhedo

Foto: arquivo pessoal

O maestro Edmilson Pravesh, de 27 anos, está desde janeiro deste ano à frente do Coral Municipal Bem Viver de Vinhedo voltado à terceira idade. “Recebi com muito carinho essa missão após indicação da antiga maestrina, Thais Costalonga, e confio profundamente no poder do canto coral para transformar vidas”, contou Edmilson em entrevista ao Social Vinhedo.

 

 

Natural de São Paulo e morador de Valinhos, o maestro traz uma trajetória marcada pela dedicação à música desde a infância. Formado em Licenciatura em Música, Edmilson iniciou seus estudos com piano e flauta transversal, até se encantar pelo Canto Lírico e pela Regência. “Foi na Escola Municipal de Música de São Paulo que me desenvolvi como músico, artista e professor”, lembrou. Lá, teve como mentora a renomada soprano Edna D’Oliveira, que contribuiu de forma significativa para sua formação.

 

Para Edmilson, a música coral é mais que arte, é um instrumento de saúde e integração. “O canto coral na terceira idade vai além da música. Trabalha a sociabilidade, a reintegração, e até a fisiologia vocal e respiratória. É uma atividade completa”, afirmou. Segundo ele, a música, especialmente nesta fase da vida, “tem uma função terapêutica, melhora a memória, o psicológico e eleva a qualidade de vida”.

 

O Coral Bem Viver tem como foco a música popular brasileira, com repertório escolhido em diálogo com os participantes. Os ensaios ocorrem duas vezes por semana e são planejados de forma dinâmica.

 

Em pouco tempo, o grupo já realizou duas apresentações sob sua regência. “Foram momentos marcantes, que estreitaram os laços entre mim, o coral e a comunidade”, celebrou. Para ele, a figura do maestro vai além da técnica. “É preciso ser um pouco pai, professor e político. Lidar com pessoas exige sensibilidade.”

 

Edmilson não hesita ao falar de sua maior inspiração: “Minha família. Foi dela que herdei esse dom que hoje compartilho com tanto amor”, finalizou.

 

Os interessados em participar do coral devem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo localizada na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

“Lua do Veado” poderá ser vista na noite desta 5ª-feira em Vinhedo

A “Lua do Veado”, nome tradicional dado à lua cheia de julho, poderá ser observada nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 20h37.

Karatê de Vinhedo se destaca nos Jogos Regionais com seis medalhas

Atletas do Karatê de Vinhedo conquistaram seis medalhas na 67ª edição dos Jogos Regionais, realizada em Bragança Paulista. A cidade contou com a participação de 14 karatecas e três técnicos vinhedenses.

Pretinha e outros animais estão disponíveis para adoção

O Social Vinhedo traz toda semana sugestões de adoções de animais indicados por protetores de animais independentes e pelos Amigos dos Animais de Vinhedo, Resgatinhos, Braits de patas e Miado com Bigode.

Grupo de teatro de Vinhedo é selecionado para festival estudantil estadual

O grupo vinhedense Berinjelas Fritas foi selecionado para se apresentar no próximo dia 20, no FETESP (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo), com o espetáculo “Mero”, que tem a classificação indicativa livre.