Notícia e entretenimento da cidade!

Artista pede para que mural de pastilhas da Jatobá se torne patrimônio cultural de Vinhedo

  • Notícias
  • >
  • Artista pede para que mural de pastilhas da Jatobá se torne patrimônio cultural de Vinhedo

Foto: Arquivo Pessoal

Com o anúncio do encerramento das atividades da Cerâmica Jatobá, noticiado na última sexta-feira, dia 21, pelo Social Vinhedo, o futuro incerto do considerado o maior mural do Brasil feito por um único artista, localizado no muro da empresa, tem preocupado o autor Elvis da Silva.

Ao SV, Elvis contou que tem medo do que pode acontecer com sua obra de arte após o fechamento da empresa.

“Meu desejo é que essa obra se torne patrimônio material cultural, pois hoje, embora inacabada, pertence a cidade de Vinhedo, o que também exalta, como mais uma atração ao potencial turístico e gastronômico ímpar deste circuito das frutas”.

O mural, que quando finalizado deverá ter aproximadamente 200 metros de extensão e 2,87 metros de altura, já tem mais de 110 metros concluídos. A obra de arte está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao nº 1.230, no Jardim São Matheus, em Vinhedo.

A empresa Jatobá teve uma importante participação e contribuição com a sociedade vinhedense durante seus 77 anos de atuação.

Como tornar algo um bem material cultural de uma cidade?

Segundo o Departamento do Patrimônio Material do Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional), qualquer brasileiro pode indicar um bem material para se tornar um Patrimônio Cultural Brasileiro. Basta enviar solicitação uma carta ou ofício para a Superintendência do Estado onde se encontra o imóvel, para a presidência do Iphan, em Brasília, ou para o Ministério da Cultura. Lembrando que são considerados bens materiais desde casas e edifícios, até acervos de obras de arte ou até mesmo paisagens.

Incêndio atinge área verde na divisa entre Vinhedo e Louveira

Redes Socias

Últimas Notícias

“RG Animal” para cães e gatos é lançado pelo governo federal

O SinPatinhas (Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos) foi lançado pelo governo federal nesta quinta-feira, dia 17. A iniciativa prevê gerar um banco de dados nacional para os pets.

Cristina Dib de Vinhedo lança livro “Através da Janela do Meu Ser”

A escritora Cristina Banderchuk Dib, moradora de Vinhedo, lançou seu primeiro livro, “Através da Janela do Meu Ser”. A obra, sensível e inspiradora, convida os leitores a refletirem sobre suas jornadas e se reconectarem consigo mesmos.

Tucano repousa em árvore na Vila João XXIII em Vinhedo

O seguidor do Social Vinhedo Tainan registrou este belíssimo tucano repousando em uma árvore em uma mata próxima à Rua Rancho Fundo, na Vila João XXIII, em Vinhedo.

Vinhedense Helena tem apenas 11 anos e é atacante do Guarani

Aos 11 anos, Helena Tedesco Perelló já dá passos firmes rumo a uma carreira no futebol feminino e, atualmente, veste a camisa do Guarani.