Notícia e entretenimento da cidade!

Artista pede para que mural de pastilhas da Jatobá se torne patrimônio cultural de Vinhedo

  • Notícias
  • >
  • Artista pede para que mural de pastilhas da Jatobá se torne patrimônio cultural de Vinhedo

Foto: Arquivo Pessoal

Com o anúncio do encerramento das atividades da Cerâmica Jatobá, noticiado na última sexta-feira, dia 21, pelo Social Vinhedo, o futuro incerto do considerado o maior mural do Brasil feito por um único artista, localizado no muro da empresa, tem preocupado o autor Elvis da Silva.

Ao SV, Elvis contou que tem medo do que pode acontecer com sua obra de arte após o fechamento da empresa.

“Meu desejo é que essa obra se torne patrimônio material cultural, pois hoje, embora inacabada, pertence a cidade de Vinhedo, o que também exalta, como mais uma atração ao potencial turístico e gastronômico ímpar deste circuito das frutas”.

O mural, que quando finalizado deverá ter aproximadamente 200 metros de extensão e 2,87 metros de altura, já tem mais de 110 metros concluídos. A obra de arte está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao nº 1.230, no Jardim São Matheus, em Vinhedo.

A empresa Jatobá teve uma importante participação e contribuição com a sociedade vinhedense durante seus 77 anos de atuação.

Como tornar algo um bem material cultural de uma cidade?

Segundo o Departamento do Patrimônio Material do Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional), qualquer brasileiro pode indicar um bem material para se tornar um Patrimônio Cultural Brasileiro. Basta enviar solicitação uma carta ou ofício para a Superintendência do Estado onde se encontra o imóvel, para a presidência do Iphan, em Brasília, ou para o Ministério da Cultura. Lembrando que são considerados bens materiais desde casas e edifícios, até acervos de obras de arte ou até mesmo paisagens.

Incêndio atinge área verde na divisa entre Vinhedo e Louveira

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.