Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Artista vinhedense é professora de escola estadual na Capela e valoriza a cultura negra

Artista vinhedense é professora de escola estadual na Capela e valoriza a cultura negra

(Foto: Arquivo pessoal)

A vinhedense Andressa Monique de Sousa Sena, 27 anos, sempre esteve envolvida no cenário artístico, e atualmente concilia a Educação, sua área de atuação, às artes e valorização da cultura negra.

Moradora da Capela, Andressa já participou de oficinas culturais da prefeitura como biscuit, desenho artístico, hip-hop e ballet. Já na adolescência, começou a frequentar as batalhas de rimas, e assim, se interessar cada vez mais pela arte urbana e o movimento Hip-Hop.

Em 2017, ela se mudou para Bauru, para cursar licenciatura em Artes Visuais, na UNESP. Durante o curso, consolidou seu envolvimento com a cultura hip-hop, iniciando na escrita de músicas, na produção de artes urbanas, como graffiti, stencil e stickers, além do aprofundamento teórico, através de leituras e participação em palestras. Já em 2022, Andressa foi convidada para tocar e posteriormente para ajudar na organização da “Batalha da Praça”, realizada na Praça Aurora do Sudário, na Capela.

Desde 2023, a vinhedense leciona Artes na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben. “Em minhas aulas, dentro do conteúdo programado, busco valorizar a cultura negra, trazendo outras perspectivas além do ensino eurocêntrico, e utilizar a cultura hip-hop, já que aborda diversas linguagens artísticas, e também uma articulação social e política”.

Através da educação artística, atualmente Andressa atua em oficinas e em projetos sociais na cidade, em institutos como Itacolomi, além de ser anfitriã no projeto “Instituto Rotas Afro”, que aborda histórias das cidades, através da perspectiva negra, valorizando e evidenciando o protagonismo do povo preto na construção do nosso território. “Todos os meus trabalhos se conectam com o que eu acredito, e é incrível para mim, enxergar e ter a convicção da arte e da cultura periférica, como instrumentos potentes para a educação antirracista e construção de uma sociedade melhor”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Novo prédio no bairro Pinheirinho abrigará Fórum e Cartório Eleitoral de Vinhedo

Vinhedo ganhará um novo espaço para a área da Justiça. Está em construção na Avenida Rosa Zanetti Ferragut no Pinheirinho o prédio que abrigará o novo Fórum, Cartório Eleitoral, Cejusc e execução fiscal.

Modelo mirim Ana Laura representará Vinhedo no Miss Brasil

A modelo mirim vinhedense Ana Laura Ribeiro Andreoti, de 7 anos, vai representar Vinhedo no concurso Miss Brasil, que será realizado neste domingo, dia 20, em Curitiba (PR).

Atletas de Vinhedo conquistam 30 medalhas nos Jogos Regionais

Vinhedo encerrou sua participação no último domingo, dia 13, na 67ª edição dos Jogos Regionais com um total de 30 medalhas, sendo 10 de Ouro, 11 de Prata e nove de Bronze.

Falecimento: Maria Luzia da Silva

Faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 14, Maria Luzia da Silva, aos 68 anos. Natural de Macajuba (BA), Luzia vivia há cinco décadas na Vila João XXIII, em Vinhedo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.