Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Artista vinhedense é professora de escola estadual na Capela e valoriza a cultura negra

Artista vinhedense é professora de escola estadual na Capela e valoriza a cultura negra

(Foto: Arquivo pessoal)

A vinhedense Andressa Monique de Sousa Sena, 27 anos, sempre esteve envolvida no cenário artístico, e atualmente concilia a Educação, sua área de atuação, às artes e valorização da cultura negra.

Moradora da Capela, Andressa já participou de oficinas culturais da prefeitura como biscuit, desenho artístico, hip-hop e ballet. Já na adolescência, começou a frequentar as batalhas de rimas, e assim, se interessar cada vez mais pela arte urbana e o movimento Hip-Hop.

Em 2017, ela se mudou para Bauru, para cursar licenciatura em Artes Visuais, na UNESP. Durante o curso, consolidou seu envolvimento com a cultura hip-hop, iniciando na escrita de músicas, na produção de artes urbanas, como graffiti, stencil e stickers, além do aprofundamento teórico, através de leituras e participação em palestras. Já em 2022, Andressa foi convidada para tocar e posteriormente para ajudar na organização da “Batalha da Praça”, realizada na Praça Aurora do Sudário, na Capela.

Desde 2023, a vinhedense leciona Artes na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben. “Em minhas aulas, dentro do conteúdo programado, busco valorizar a cultura negra, trazendo outras perspectivas além do ensino eurocêntrico, e utilizar a cultura hip-hop, já que aborda diversas linguagens artísticas, e também uma articulação social e política”.

Através da educação artística, atualmente Andressa atua em oficinas e em projetos sociais na cidade, em institutos como Itacolomi, além de ser anfitriã no projeto “Instituto Rotas Afro”, que aborda histórias das cidades, através da perspectiva negra, valorizando e evidenciando o protagonismo do povo preto na construção do nosso território. “Todos os meus trabalhos se conectam com o que eu acredito, e é incrível para mim, enxergar e ter a convicção da arte e da cultura periférica, como instrumentos potentes para a educação antirracista e construção de uma sociedade melhor”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.