Notícia e entretenimento da cidade!

Associação da Mata Ciliar alerta sobre criação de animais silvestres como pets

  • Notícias
  • >
  • Associação da Mata Ciliar alerta sobre criação de animais silvestres como pets

Foto: Divulgação Mata Ciliar

A Associação da Mata Ciliar, que tem convênio com Vinhedo, alerta sobre a criação de animais silvestres como pets de estimação. De acordo com a instituição, essa conduta, “somada com a ignorância e a desinformação sobre as espécies, compromete a vida desses indivíduos”.

Na última terça-feira, dia 21, a Guarda Municipal de Itupeva entregou para a associação uma arara-canindé (foto). De acordo com o divulgado, o animal foi levado após a entrega voluntária de um munícipe que alegou ter encontrado o animal em sua fazenda. Já no último dia 17, um papagaio-verdadeiro também foi entregue na associação, após uma apreensão da Guarda Municipal Ambiental de Cajamar.

Segundo o divulgado, os animais possuíam evidências da domesticação, sendo animais estereotipados, com comportamentos naturais prejudicados, além de outros problemas de saúde causados pela má nutrição. Ambos permanecem sob os cuidados da equipe, já estão recebendo a introdução de uma alimentação adequada e a reabilitação comportamental.

“A arara chegou com comportamentos estereotipados e humanizados, além de estar com as garras bem compridas, sinal de que não estava gastando-as, ou seja, provavelmente, era mantida em uma gaiola com péssimas condições, com poleiro inadequado, por exemplo. Já o papagaio chegou com uma deficiência nutricional devido uma dieta inadequada que resultou na má formação das penas e do bico, além de estar com excesso de peso, então, possivelmente, estava sendo alimentado com alimentos ricos em gordura, podendo ser desde comida humana como bolacha, até sementes de girassol que, se ofertado todos os dias e sem variedade para complementar, é como se uma pessoa se alimentasse de batata frita e hambúrguer diariamente, extremamente prejudicial”, explica Ana Julia Tonetti Claro, médica veterinária da Mata Ciliar.

 

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Atletas de Vinhedo faturam 22 medalhas em competição regional de natação

A equipe de natação de Vinhedo participou da 4ª etapa da Associação Regional de Natação (A.R.N.), realizada em Santana de Parnaíba. Os atletas conquistaram 22 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

80 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo são celebrados com missa

A Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo completa 80 anos nesta terça-feira, dia 18. Para celebrar a data foi realizada no último domingo, dia 16, uma missa na Igreja Matriz de Sant’Ana em comemoração a atuação do grupo na cidade.

Mais de 100 moradores de Vinhedo já têm carteira estadual que identifica pessoas com autismo

Celebrado anualmente em 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista é uma data que busca promover a conscientização e a aceitação da diversidade no espectro autista. Para lembrar a data o Social Vinhedo fez um levantamento de quantos moradores têm a CipTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) do Estado.

Você conhece algum famoso que mora em Vinhedo?

Vinhedo, por possuir o cotidiano tranquilo do interior, mas oferecendo recursos equivalentes às metrópoles, tem atraído cada vez mais aqueles que buscam fugir das grandes cidades. Assim, o Social Vinhedo selecionou alguns dos diversos famosos que vivem na cidade.