Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Calebe se formou em escola pública de Vinhedo e foi aprovado na USP e Unicamp

Calebe se formou em escola pública de Vinhedo e foi aprovado na USP e Unicamp

Foto Arquivo Pessoal 

O estudante Calebe do Nascimento de Souza, 18 anos, foi aprovado nesta semana no curso de Letras na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na USP (Universidade de São Paulo), dois dos vestibulares mais concorridos do Brasil.

Calebe se formou no ano passado na Escola Estadual Maria do Carmo Ricci Von Zuben, localizada na Capela. “Por sorte, estudo e disciplina consegui passar para a Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas junto do término do meu Ensino Médio. O que com toda certeza posso dizer que: não foi fácil e nada é”, contou o jovem em entrevista ao Social Vinhedo.



O vestibulando falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pela estrutura do ensino público. “Creio que a população não se encontra a par do que acontece em todas as escolas de ensino público brasileiro e, em estado crítico, nas estaduais de São Paulo, mas sendo sintético e sucinto a fim de contexto, a nova grade curricular diminuiu e removeu matérias de formação, e em seu lugar implementou matérias que alienam o corpo discente”, desabafou.



Sobre a rotina de estudo, o jovem contou que foi um ano intenso. “Acordava às 5h30 todos os dias para estar na escola das 7 horas até às 12h25. Depois ia para o estágio no Fórum de e a noite fazia o Cursinho Popular até às 22 horas. Dormia perto da meia noite”, revelou.



“Se hoje passei nas duas melhores universidades do país tenho só a agradecer aos e meus professores que resistiram em meio à crise educacional e meus professores e colegas do Cursinho Popular de Vinhedo, que é um preparatório totalmente gratuito para o vestibular de caráter social e humano”, contou Calebe.



A escolha do curso em Letras, Calebe contou que iniciou antes sequer dele perceber. “Sempre fui apaixonado por livros e escrever, mas quando tive contato com a Literatura Lusófona tudo mudou. Por fim, o despertar final foi quando iniciei com outra estudante o projeto de Aulas de Libras”. O jovem contou que foi o projeto que o fez perceber sua vocação ao estudo e docência.



“Querer ser professor em uma sociedade que lhe desvaloriza é como gritar sabendo desde o princípio que os ouvidos estão tampados”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.