Notícia e entretenimento da cidade!

Construção de barragens para segurança hídrica de Vinhedo e região pode ser retomada

  • Notícias
  • >
  • Construção de barragens para segurança hídrica de Vinhedo e região pode ser retomada

Foto: DAEE

O DAEE (Departamento de Águas e Energias Elétricas) do Estado de São Paulo iniciou os tramites para definir a empresa que retomará as obras de duas barragens na região a de Pedreira e Duas Pedras.

A construção das barragens teve início em 2018 e estava parada desde julho de 2023, após a rescisão de contrato com as empresas responsáveis. Inicialmente, o DAEE prévia que que a obra terminasse em 2022. Agora, a previsão é que os trabalhos sejam reiniciados em julho e, caso não haja interposição de recursos, a conclusão deve ocorrer em  A partir da ordem de serviço, a conclusão das obras deve ocorrer em maio de 2026.

 

Com a finalização das obras, as novas barragens funcionarão como caixas d’água, estocando o volume do período chuvoso para uso em meses de estiagem, o que levará segurança hídrica para 5,5 milhões de pessoas em 27 municípios paulistas, incluindo Vinhedo que hoje vive uma situação de crise hídrica.

 

CAPACIDADE

O reservatório Pedreira terá capacidade de armazenamento de 31,9 bilhões de litros de água, o equivalente a 12,8 mil piscinas olímpicas. O empreendimento aumentará a vazão do rio Jaguari em 77% – de 4,8 mil L/s para 8,5 mil L/s. Já a barragem Duas Pontes poderá armazenar até 53,4 bilhões de litros de água, e permitirá ao rio Camanducaia uma vazão 155% maior – de 3,4 mil L/s para 8,7 mil L/s.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.