Notícia e entretenimento da cidade!

Desapropriações para implantação do Trem Intercidades devem começar em dezembro

  • Notícias
  • >
  • Desapropriações para implantação do Trem Intercidades devem começar em dezembro

Foto: Social Vinhedo 

As desapropriações para a construção do TIC (Trem Intercidades) que ligará Campinas a São Paulo devem começar em dezembro, quando serão apresentados o projeto executivo e os pedidos de licença para a obra.

Os prazos estão previstos no cronograma do empreendimento, que tem um investimento de R$ 14,2 bilhões a ser implantado através de uma parceria público-privada entre o governo do Estado e o consórcio vencedor do leilão, o C2 Mobilidade sobre Trilhos.

 

O TIC entre Campinas e a Capital faz parte do programa “São Paulo nos Trilhos”, que prevê utilizar quase 2 mil quilômetros de ferrovias não utilizadas no Estado.

 

O período de concessão é de 30 anos, com o empreendimento gerando 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos durante a implantação.

 

CRONOGRAMA

Junho a dezembro de 2024: projeto da fase pré-obra

Dezembro de 2024: início da fase de pré-obra (desapropriações, licenças e projetos) do TIC e do TIM

Junho de 2025: início das obras do TIC e TIM

Junho de 2029: início da operação do TIM, entre Jundiaí e Campinas

Junho de 2031: início da operação do TIC expresso entre São Paulo e Campinas

 

TRENS

Quando estiver operando, o Trem Intercidades deve fazer as viagens entre SP e Campinas em 1 hora e 4 minutos, com velocidade de até 140 km/h. O trem terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e promete ser o mais rápido do Brasil.

 

Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador, com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. O percurso será de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.