Notícia e entretenimento da cidade!

Documento de transferência de veículos no Estado de SP passa a ser por aplicativo e dispensa cartório

  • Notícias
  • >
  • Documento de transferência de veículos no Estado de SP passa a ser por aplicativo e dispensa cartório

Foto: Social Vinhedo 

Donos de veículos registrados em São Paulo, a partir desta terça-feira, dia 12, se tornam os primeiros do país a ter acesso a um serviço de transferência 100% digital, disponível a qualquer hora, sem intermediários ou idas a cartórios. A TDV (Transferência Digital de Veículos) poderá ser feita em poucos minutos por meio do aplicativo do Poupatempo ou no site do Detran SP (www.detran.sp.gov.br). 

A TDV já está disponível no app do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”. O processo é 100% automatizado e valerá para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro.

 

Segundo o governo do Estado, nesta primeira fase, o sistema está liberado para transferências entre pessoas físicas de veículos que já tenham o Certificado de Registro de Veículos em formato digital, com placas Mercosul ou convencionais – neste caso, o novo proprietário terá que residir na mesma cidade em que o veículo está registrado.

 

Nos próximos meses, o serviço também estará disponível por meio do e-Notariado para veículos com Documento Único de Transferência (DUT) em papel, pessoas jurídicas e transações mediadas por meio de procurações públicas. Em todas as modalidades, a transferência será instantânea, sem trâmite de documentação física.

 

A TDV exige a inspeção do veículo por uma empresa credenciada de vistoria, como também acontece no processo tradicional. Com a automatização, a troca de propriedade deverá ocorrer em cinco minutos, de acordo com a Prodesp. Sem a digitalização, o prazo varia entre três e dez dias úteis, incluindo análise da documentação remetida pelo proprietário via site do Detran-SP.

 

O novo formato dispensa a ida ao cartório porque conta com autenticidade digital no próprio ambiente do aplicativo. Também será possível pagar a taxa de transferência via Pix, assim como a quitação de débitos pendentes do veículo. A segurança é garantida pela conferência online de pendências – ao final da operação, vendedor e comprador são notificados para a emissão dos novos documentos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vinhedo pode multar em até R$ 1.326,02 quem desperdiçar água

Vinhedo estabelece a partir desta segunda-feira, dia 20, multa para quem desperdiçar água, bem como regar gramados e jardins, manter abertas ou ligadas torneiras, lavagem de calçadas ou veículos, exceto lava jatos, entre outras ações, com aplicação de multa pecuniária de uma vez o valor do preço público da ligação de água vigente, equivalente a R$ 663,01. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.

Obras avançam na pista de skate e quadras da nova praça na região central de Vinhedo

As obras da nova praça com complexo esportivo que está sendo construída na área do Morro do Colussi, localizada na Avenida Otávio Tasca, próxima a Escola SESI de Vinhedo, está avançando com o passar dos dias. A equipe de reportagem do Social Vinhedo esteve no local na última sexta-feira, dia 17, e registrou o andamento da construção.

Moradores de Vinhedo relatam falta d’água e prefeitura não descarta rodízio

Em meio às altas temperaturas registradas durante o outono e o aumento significativo no consumo de água, seguidores têm procurado o Social Vinhedo para relatar sobre problemas no abastecimento na cidade.

Com apenas 10 anos, Pedro Ribas é um dos selecionados para a Mostra Vinhedense de Artes Visuais

O desenhista mirim Pedro Ribas da Silva, de apenas 10 anos de idade, está entre os artistas selecionados para expor na Coletiva Vinhedo: Mostra Vinhedense de Artes Visuais, inaugurada na última sexta-feira, dia 17, no Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira”.