Notícia e entretenimento da cidade!

Dona Ernestina, que doou terreno para viaduto em Vinhedo, é homenageada com monumento

  • Notícias
  • >
  • Dona Ernestina, que doou terreno para viaduto em Vinhedo, é homenageada com monumento

Foto: Social Vinhedo / Arquivo da família

Um monumento em homenagem à saudosa Ernestina Catelano Lorenzon foi inaugurado neste sábado, dia 29 de junho, próximo ao viaduto João Baptista Seraphim, que foi construído em área doada por ela. O viaduto fica sobre um trecho das avenidas Delfim e Cachalote.

Filha de João Catelano e Maria Betiol, Ernestina nasceu em Pedreira em 28 de julho de 1926. Ela passou sua infância nas lavouras de café, e na adolescência se mudou para Vinhedo com a família em busca de novas oportunidades.

Ernestina trabalhou por vários anos como tecelã na fábrica de tecidos da família Storani e foi casada com Abrahão Lorenzon, com quem teve quatro filhos: Abrahão Lorenzon Filho, Nelice Aparecida Lorenzon, Gilberto Lorenzon e João Henrique Lorenzon. A família ainda se destacou na construção civil, criando a Vila Lorenzon, ou Lourenção, como ficou conhecida.

Após seu marido falecer aos 47 anos, quando seus filhos ainda eram pequenos, ela os criou sozinha, e, mesmo em meio às dificuldades, era conhecida por ser uma mulher de fibra, carismática e estar sempre de bom humor. Ela faleceu aos 94 anos, em 2 de abril de 2021.

O autor do monumento foi Ruy Frederico Bampa Sauerbroon, que realizou a doação do busto ao município.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.