Notícia e entretenimento da cidade!

Entenda as restrições para as eleições municipais que já entraram em vigor

  • Notícias
  • >
  • Entenda as restrições para as eleições municipais que já entraram em vigor

Foto: SV

A três meses para o 1º turno das eleições, começou a valer uma série de proibições, sobretudo, aos que ocupam cargos públicos. 

A maioria das vedações está prevista na Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito. De acordo com o calendário eleitoral, desde o último sábado, dia 6, entraram em vigor as seguintes restrições:

 

– Contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos na realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos;

– Presença em inaugurações: candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas;

– Veiculação de nomes, slogans e símbolos: sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações;

– Transferência de recursos: servidores e agentes públicos ficam proibidos de realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade absoluta;

– Publicidade institucional e pronunciamento: fica vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente.

– Nomeação ou exoneração: até a posse dos eleitos, fica vedado nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidor público. A exceção fica por conta de cargos comissionados e funções de confiança. No caso de concursos públicos, é permitida a nomeação dos aprovados nos certames homologados até 6 de julho.

 

CESSÃO DE FUNCIONÁRIOS

Também a partir do sábado, órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta podem ceder funcionários à Justiça Eleitoral, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais.

 

Neste caso, o prazo vale até 6 de janeiro de 2025 para as unidades da Federação que realizarem apenas o primeiro turno das eleições municipais e até 27 de janeiro para os locais onde houver segundo turno.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Curso da Microsoft sobre computação em nuvem tem 1,5 vagas gratuitas abertas

O Governo do Estado está com inscrições para curso gratuito sobre computação em nuvem, por meio do programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, em parceria com a Microsoft. Ao todo, o curso oferece 1,5 mil vagas e os interessados podem se inscrever pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até o próximo dia 30.

Maioria do comércio de Vinhedo vai abrir normalmente no feriado de Nossa Senhora Aparecida

A maioria do comércio de Vinhedo deve abrir normalmente neste sábado, dia 12, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.  

CEPROVI abre inscrições para curso gratuito profissionalizante de cozinheiro em Vinhedo

O CEPROVI (Centro de Educação Profissional de Vinhedo) abriu na tarde desta quinta-feira, dia 10, vagas para o curso profissionalizante de cozinheiro: formação básica.

Paróquias de Vinhedo têm programação especial no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Para homenagear a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Vinhedo terá uma programação especial de missas e celebrações no feriado nacional a ser comemorado neste sábado, dia 12.