Notícia e entretenimento da cidade!

Escritora de Vinhedo acumula prêmios de literatura, dança e esporte

  • Notícias
  • >
  • Escritora de Vinhedo acumula prêmios de literatura, dança e esporte

Aos 78 anos, Cacilda Ribeiro é escritora, dançarina, atriz e esportista (Foto: Arquivo Pessoal)

A escritora Cacilda Franco Ribeiro, 78 anos, moradora de Vinhedo desde 1993, já publicou 30 livros, entre antologias e obras solo, e agora lança seu novo romance histórico intitulado “Jaracatiá, E se fosse possível?”, que conta a trajetória de vida de um menino sertanejo do interior de Minas Gerais, durante o século 20.

Acadêmica da ACILBRÁS (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil), hoje Cacilda é dona de um vasto acervo de obras literárias, mas nem sempre foi assim.

Mãe, avó e lojista, ela é natural de Agudos, cidade do interior de São Paulo. Quando chegou a Vinhedo, há 30 anos, manteve sua carreira no comércio e foi integrante por anos da ACIVI (Associação Comercial e Industrial de Vinhedo).

Porém, seu amor pela literatura e pela arte, cultivado desde a sua infância, nunca foi esquecido. “Mesmo estando fora por muitas horas do dia cuidando dos meus comércios, nunca deixei de ler. Desde pequena, eu sempre li muito, mas até meus 60 anos não tinha tido tempo de escrever, pois sempre estive trabalhando fora ou cuidando de filhos e netos”, contou ela em entrevista ao Social Vinhedo.

A oportunidade em seguir carreira de escritora surgiu somente no começo dos anos 2000, quando frequentou a Faculdade da Melhor Idade em Vinhedo. “Minha professora de Literatura foi minha grande incentivadora. Em 2006, participei da minha primeira antologia e em 2010 publiquei o meu primeiro livro, que foi uma autobiografia. Desde então não parei mais”, disse.

Além de acumular diversos prêmios em concursos de literatura, Cacilda faz parte do Grupo da Melhor Idade, da Secretaria de Cultura e Esportes de Vinhedo e coleciona dezenas de troféus e medalhas em competições esportivas, de dança e de teatro.

“Assim como a escrita, a arte e o esporte sempre estiveram presentes na minha vida. Já viajei o Brasil inteiro e até outros países para representar Vinhedo em competições e apresentações”.

“Quando me perguntam: de onde vem sua inspiração para fazer tudo isso? Sempre respondo: Vem da alma, passa pela cabeça, o coração responde. Minha vida sempre foi assim, cheia de energia!”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Associação da Mata Ciliar alerta sobre criação de animais silvestres como pets

A Associação da Mata Ciliar, que tem convênio com Vinhedo, alerta sobre a criação de animais silvestres como pets de estimação. De acordo com a instituição, essa conduta, “somada com a ignorância e a desinformação sobre as espécies, compromete a vida desses indivíduos”.

Ceprovi abre 100 vagas de bolsas para cursos técnicos em Vinhedo

O CEPROVI (Centro de Educação Profissional de Vinhedo) está com matrículas abertas até o próximo dia 5 de julho para bolsas de estudos gratuitas integrais nos cursos técnicos de Química, Segurança do Trabalho, Administração, Nutrição e Dietética e Logística.

Vinhedo amanhece com chuva e pode registrar frio de até 11°C durante a semana

Esta segunda-feira, dia 27, em Vinhedo, amanheceu chuvosa, e a semana na cidade, até esta quinta-feira, dia 30, pode ter frio de até 11°C, de acordo com o site meteorológico Climatempo.

Aniversário de 2 anos do Villa Carlos Gasparini em Vinhedo

O Social Vinhedo realizou neste sábado, dia 25, a cobertura fotográfica do aniversário de 2 anos do Villa Carlos Gasparini, em Vinhedo.