Notícia e entretenimento da cidade!

Grupo “Abacateiras” de Vinhedo desconstrói preconceitos e espalha a cultura do forró de rabeca

  • Notícias
  • >
  • Grupo “Abacateiras” de Vinhedo desconstrói preconceitos e espalha a cultura do forró de rabeca

Grupo é formado por Ana Lu Geraldini, Cleu Dandolo, Elis Ribeiro e Maria Clara (Foto: Ju Moretz)

O grupo vinhedense “Abacateiras”, criado com o objetivo de difundir o forró de rabeca na região e desconstruir preconceitos e o machismo enraizado no meio, tem feito sucesso em suas apresentações na região.

Com os gêneros forró, baião, xote, coco e maracatu no repertório, a banda é formada por Maria Clara Teixeira, rabequeira e principal arranjadora do grupo; Cleu Dandolo, violonista, zabumbeira e técnica de som; Elis Ribeiro, cantora, percussionista e figurinista; e Ana Lu Geraldini, zabumbeira, flautista e figurinista.

Fundado em 2020, elas levam a ideia de desconstruir letras machistas e ressignificar algumas ideias nos gêneros, propondo criar um ambiente acolhedor para todos. “A ideia segue esse conceito, já que o grupo é formado por mulheres lésbicas que desejam dançar um bom forrózinho sem papéis de gênero definidos, além de poder escutar músicas onde seus corpos não sejam objetificados”, explicou Lu Geraldini.

 

GRUPO

O grupo nasceu durante a pandemia da covid-19, com Maria Clara, Elis e Cleu, que já trabalhavam com música e buscavam uma nova fonte de renda. Assim, elas montaram o “Nave Burguer”, um disk lanche vegano. “Em dias que havia poucos pedidos nós ficávamos tocando forró”, contou Maria Clara, que já tocava rabeca há alguns anos e sonhava em ter um grupo. Elas pensavam que já teriam um repertório ao final da crise mundial, e foi o que aconteceu.

Cada uma das integrantes possui uma trajetória artística em paralelo, que soma experiências e criatividade ao grupo. Maria tem formação em teatro, Ana Lu é artista da dança, Cleu tem experiência com a literatura, Elis é artesã e coordenadora do Maracatu Baque mulher Valinhos/Vinhedo.

“Nossa relação é muito boa, tem muita parceria, afeto, acolhimento, escuta, troca e generosidade. Nós vamos partilhando umas com as outras aquilo que vamos aprendendo, descobrindo e desejando melhorar, ou o que não deu certo, para fazer diferente em próximas oportunidades”, finalizou Maria Clara.

O grupo toca em festas, restaurantes, bares e feiras. Para acompanhar as “Abacateiras”, basta seguir o Instagram @abacateirasforroderabeca.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Feira Noturna agita praça da Capela nesta 4ª-feira em Vinhedo

Mais uma edição da Feira Noturna da Capela será realizada nesta quarta-feira, dia 9 de julho, na Praça Aurora Sudário, em Vinhedo. O evento acontece das 17h às 22h.

Alunos da escola Patriarca doam cadeira de rodas a instituição de Vinhedo

Uma jornada de solidariedade iniciada em 2019 por estudantes do Programa de Ensino Integral da Escola Estadual Patriarca da Independência, em Vinhedo, teve seu desfecho no início deste mês com a entrega de uma cadeira de rodas à ARCA, instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Atleta do Pinheirinho em Vinhedo conquista Ouro no Sul-Americano de Karatê

Aos 10 anos de idade, Miguel Martins de Souza Viotto já coleciona vitórias no cenário esportivo. Natural de Ribeirão Preto, o jovem karateca conquistou recentemente o título de campeão Sul-Americano de Karatê na categoria Sub-12 (-40kg), em competição realizada no Recife (PE). Com disciplina, talento e paixão pelo esporte, Miguel se destaca entre os atletas mais promissores da nova geração brasileira.

Bucky, Alice e Ninna enchem de amor o dia a dia da vinhedense Mariana Prado

“Meu nome é Mariana Prado, sou vinhedense, moro no Centro e junto com meus pais, Sandra Elaine Compiani Prado e Ricardo Piubeli Prado, sou tutora do Bucky, um Husky, da Alice, uma Golden e da Ninna, uma a vira-lata. Eles são minhas maiores preciosidades, meus companheiros, meus melhores amigos e posso resumir que são a realização de um sonho.