Notícia e entretenimento da cidade!

Grupo “Abacateiras” de Vinhedo desconstrói preconceitos e espalha a cultura do forró de rabeca

  • Notícias
  • >
  • Grupo “Abacateiras” de Vinhedo desconstrói preconceitos e espalha a cultura do forró de rabeca

Grupo é formado por Ana Lu Geraldini, Cleu Dandolo, Elis Ribeiro e Maria Clara (Foto: Ju Moretz)

O grupo vinhedense “Abacateiras”, criado com o objetivo de difundir o forró de rabeca na região e desconstruir preconceitos e o machismo enraizado no meio, tem feito sucesso em suas apresentações na região.

Com os gêneros forró, baião, xote, coco e maracatu no repertório, a banda é formada por Maria Clara Teixeira, rabequeira e principal arranjadora do grupo; Cleu Dandolo, violonista, zabumbeira e técnica de som; Elis Ribeiro, cantora, percussionista e figurinista; e Ana Lu Geraldini, zabumbeira, flautista e figurinista.

Fundado em 2020, elas levam a ideia de desconstruir letras machistas e ressignificar algumas ideias nos gêneros, propondo criar um ambiente acolhedor para todos. “A ideia segue esse conceito, já que o grupo é formado por mulheres lésbicas que desejam dançar um bom forrózinho sem papéis de gênero definidos, além de poder escutar músicas onde seus corpos não sejam objetificados”, explicou Lu Geraldini.

 

GRUPO

O grupo nasceu durante a pandemia da covid-19, com Maria Clara, Elis e Cleu, que já trabalhavam com música e buscavam uma nova fonte de renda. Assim, elas montaram o “Nave Burguer”, um disk lanche vegano. “Em dias que havia poucos pedidos nós ficávamos tocando forró”, contou Maria Clara, que já tocava rabeca há alguns anos e sonhava em ter um grupo. Elas pensavam que já teriam um repertório ao final da crise mundial, e foi o que aconteceu.

Cada uma das integrantes possui uma trajetória artística em paralelo, que soma experiências e criatividade ao grupo. Maria tem formação em teatro, Ana Lu é artista da dança, Cleu tem experiência com a literatura, Elis é artesã e coordenadora do Maracatu Baque mulher Valinhos/Vinhedo.

“Nossa relação é muito boa, tem muita parceria, afeto, acolhimento, escuta, troca e generosidade. Nós vamos partilhando umas com as outras aquilo que vamos aprendendo, descobrindo e desejando melhorar, ou o que não deu certo, para fazer diferente em próximas oportunidades”, finalizou Maria Clara.

O grupo toca em festas, restaurantes, bares e feiras. Para acompanhar as “Abacateiras”, basta seguir o Instagram @abacateirasforroderabeca.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Patrimônio tombado em Vinhedo está no trajeto do Trem Intercidades

O início das obras do TIC (Trem Intercidades) e do Trem Intermetropolitano, que vai ligar Campinas a São Paulo, com parada em Vinhedo, terá seu cronograma executivo detalhado do projeto divulgado no dia 25 de setembro, segundo informou a TIC Trens.

Final de semana em Vinhedo deve ser de clima ameno e sem previsão de chuva

A previsão do tempo para este fim de semana em Vinhedo, entre esta sexta-feira, dia 11, e domingo, dia 13, indica que durante o dia haverá sol com muitas nuvens e céu nublado, já no período noturno terá a presença de muitas nuvens, segundo dados divulgados pelo Climatempo.

Equipe de atletismo de Vinhedo conquista quatro medalhas nos Jogos Regionais

A equipe de atletismo de Vinhedo teve desempenho de destaque nos Jogos Regionais, realizados em Bragança Paulista. Com apenas cinco atletas na delegação, o município conquistou quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Abertas inscrições para doação de sangue nesta sexta-feira no Ceprovi em Vinhedo

O projeto “Vinhedo Sangue Bom”, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e a prefeitura de Vinhedo, realiza, nesta sexta-feira, dia 11, uma campanha de doação de sangue