Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Grupo Samba de Roda da D. Aurora e Samba de Bumbo são declarados patrimônios imateriais de Vinhedo

Grupo Samba de Roda da D. Aurora e Samba de Bumbo são declarados patrimônios imateriais de Vinhedo

Foto redes sociais da prefeitura

O grupo Samba de Roda da Dona Aurora e o Samba de Bumbo foram declarados patrimônios imateriais do município, após aprovação do PL (Projeto de Lei) na Câmara de Vinhedo nesta segunda-feira, dia 9.

 

 

Foi aprovado também, o PL que institui no calendário oficial de Vinhedo, o Dia do Samba de Bumbo, como dia 29 de junho, por ser a data do “levantamento do mastro”, que na tradição católica, dá início aos festejos de Dona Aurora Sudário.

 

PATRIMÔNIO

A origem do Samba de Bumbo no interior do estado de São Paulo esteve condicionada à transferência de um grande contingente de escravos negros, vindos diretamente da África para o porto do Rio de Janeiro e levados para as regiões Sudeste e Sul do país entre os séculos XVIII e XIX.

 

Em Vinhedo, o Samba de Bumbo mantém suas raízes ativas com a continuidade do movimento por familiares, amigos e pela comunidade local, através do Samba de Roda da Dona Aurora (Sudário), um grupo formado por descendentes de africanos que trabalharam como escravos nas fazendas de café da região no século XIX. É um dos poucos grupos que mantém a tradição do Samba de Bumbo até os dias de hoje.

 

O Samba de Bumbo é uma expressão cultural brasileira com raízes africanas e portuguesas que reúne poesia, música e dança.

 

O estilo consiste em uma roda de pessoas tocando instrumentos, cantando e dançando, e está relacionado à capoeira, que também traz músicas, lutas e poesia.

 

O Grupo de Samba de Roda da Dona Aurora é um dos poucos sambas do interior paulista que ainda mantém seu trabalho reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

 

A Dona Aurora Sudário foi reconhecida em 2009 como “patrimônio imaterial” do município. Dona Aurora faleceu em 9 de dezembro de 1997, aos 106 anos de idade, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

Os Projetos de Lei são de autoria da vereadora Nayla de Souza (REDE).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Clima seco e variação de temperatura marcam a primeira semana de agosto em Vinhedo

A primeira semana de agosto em Vinhedo segundo o portal Climatempo será de baixa umidade do ar.

Feirão de Empregos de Vinhedo reúne mais de mil vagas e começa nesta 2ª-feira

Com mais de mil vagas disponíveis, Vinhedo realiza a partir desta segunda-feira, dia 4 e nos dias 5 e 6, o 2º Feirão de Empregos, uma grande oportunidade para quem busca colocação no mercado de trabalho. O evento acontece das 8 às 16 horas, na Central SIM Centro, localizada na Rua Monteiro de Barros, 17, reunindo empresas de diversos setores com vagas nas modalidades CLT, Jovem Aprendiz e Estágio.

Abertas inscrições para 60 vagas de hidroginástica para idosos na Capela em Vinhedo

“Meu nome é Camila Barino, tenho 32 anos, sou de Vinhedo e moro com minha mãe, Maria do Amparo, de 61 anos, no Jardim Panorama. Nossa casa é cheia de afeto graças aos nossos pets: a Pandora, uma cachorra cheia de personalidade; o Ozzy, nosso gato dorminhoco; e duas tartarugas que tenho desde criança.

Licença-paternidade pode aumentar para 60 dias. Qual sua opinião sobre isso?

A Câmara dos Deputados está analisando um Projeto de Lei que pode mudar a vida de milhares de famílias brasileiras: a ampliação da licença-paternidade de cinco para até 60 dias. A proposta, de autoria da deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), está em tramitação nas comissões da Casa.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.