Notícia e entretenimento da cidade!

Maior evento de Vinhedo, Festa da Uva surgiu para arrecadar fundos para construção da Matriz e da Santa Casa

  • Notícias
  • >
  • Maior evento de Vinhedo, Festa da Uva surgiu para arrecadar fundos para construção da Matriz e da Santa Casa

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 25, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre que é um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

Com visão de futuro, o então jovem padre Favorino Carlos Marrone chegou em Rocinha em 1948 e foi um dos principais idealizadores da Festa da Uva, inspirado no amigo e então padre Bruno Nardini, que tivera a mesma iniciativa com a Festa do Figo, na vizinha Valinhos. 

 

A história conta que na época, os moradores já realizavam pequenas quermesses e festividades locais quando os agricultores celebravam a colheita da uva, muito farta naquele período, e vendiam em caminhões estacionados nas ruas. Havia comida e música de banda.

 

Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant’Anna, já com Rocinha se chamando Vinhedo, em 1950. A Festa era coordenada pela Igreja Matriz de Sant’Ana com propósitos específicos de arrecadação que se tornaram realidade tempos depois: a construção da nova igreja e do primeiro hospital da cidade, a atual Santa Casa de Vinhedo.

 

Com o avanço dos tempos e também na medida em que prosperava a cidade, a Festa da Uva, como não poderia deixar de ser, aumentou suas proporções. Em 2009 a festa agregou a Festa do Vinho, que neste ano teve sua 11ª edição e que foi incorporada ao calendário de eventos para também valorizar o cultivo e a produção de suco e de vinho das famílias vinhedenses.

 

Atualmente, as festividades acontecem no Parque Municipal Jayme Ferragut e recebem milhares de pessoas, entre moradores e turistas. Conta com inúmeras atrações, incluindo exposição e venda de frutas, artesanatos diversos, parque e brinquedos para as crianças, apresentações de dança, bandas regionais em diversos estilos musicais, performances variadas, praça de alimentação, entre outras atividades.

 

(Matéria exclusiva da Redação do Social Vinhedo fotos e colaboração de Sandro Saltori Filé, José Antônio Zecchin e prefeitura de Vinhedo)

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

80 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo são celebrados com missa

A Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo completa 80 anos nesta terça-feira, dia 18. Para celebrar a data foi realizada no último domingo, dia 16, uma missa na Igreja Matriz de Sant’Ana em comemoração a atuação do grupo na cidade.

Mais de 100 moradores de Vinhedo já têm carteira estadual que identifica pessoas com autismo

Celebrado anualmente em 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista é uma data que busca promover a conscientização e a aceitação da diversidade no espectro autista. Para lembrar a data o Social Vinhedo fez um levantamento de quantos moradores têm a CipTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) do Estado.

Você conhece algum famoso que mora em Vinhedo?

Vinhedo, por possuir o cotidiano tranquilo do interior, mas oferecendo recursos equivalentes às metrópoles, tem atraído cada vez mais aqueles que buscam fugir das grandes cidades. Assim, o Social Vinhedo selecionou alguns dos diversos famosos que vivem na cidade.

Karateca de Vinhedo conquista ouro no Campeonato Paulista

A vinhedense Yasmin Antunes, de 15 anos, conquistou a medalha de ouro nas finais do Campeonato Paulista de Karatê, realizado nos dias 14 e 15 últimos, em São Bernardo do Campo. Ela subiu ao pódio na categoria cadetes (faixa preta) e chegou à sexta medalha na história da competição.