Notícia e entretenimento da cidade!

Moradora de Vinhedo tem filho com deficiência e luta por inclusão

  • Notícias
  • >
  • Moradora de Vinhedo tem filho com deficiência e luta por inclusão

Foto: Arquivo Pessoal

“Me chamo Sueli Yamanaka e sou natural de São Paulo, mas atualmente moro em Vinhedo, no Jardim Santa Rosa. Sou casada e sou empresária na cidade.

Meu filho primogênito se chama Pedro Yamanaka Gottardi, tem 16 anos e é portador de deficiência auditiva e intelectual. Descobrimos a deficiência auditiva quando ele tinha 3 anos de idade. Eu neguei esse diagnóstico porque é muito difícil você receber uma notícia de deficiência para seu primeiro filho. Não contente fui procurar ajuda em uma clínica externa. Foi quando fez a sua segunda avaliação neuropsicológica com diagnóstico de TDAH e deficiência intelectual.

Chorei uma semana, mas não queria atrasar mais o desenvolvimento dele me lamentando. Resolvi então erguer a cabeça e ver o que seria necessário para começarmos essa nova etapa, quais intervenções e terapias. Foi nesse momento que mudamos de São Paulo para Vinhedo. A melhor escolha.

Fomos acolhidos por uma escola infantil que fez uma verdadeira inclusão. Haviam reuniões bimestrais entre a escola, os especialistas e a família. Com crianças especiais é dessa forma que deve ser feito para que todos os envolvidos no desenvolvimento da criança possam falar a mesma língua.

Assim, por três anos obtivemos muito sucesso. Infelizmente ele teve que sair de lá. Nessa época, iniciava também atividades de escotismo na cidade, onde foi muito acolhido. Começou também a participar de campeonatos de natação adaptados e a se destacar no esporte que ele sempre amou. Já com treinos mais direcionados por uma personal em uma academia.

Desde 2020 participa da Special Olympics e conseguiu nesse ano duas medalhas de ouro nos 25 e 50m livres. Caso seja sorteado para o mundial irá no próximo ano competir fora do país.

O Pedro me impressiona por toda a superação e por ressignificar todos os momentos difíceis de saúde e exclusão pelos quais passou. Aprendo todos os dias com ele. Sou uma mãe abençoada”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Abertas inscrições para o Festival de Teatro de Vinhedo

Iniciou nesta segunda-feira, dia 4, o período de inscrições para a 31ª edição do Festevi ( Festival de Teatro de Vinhedo), que será realizado entre os dias 29 de setembro e 25 de outubro. O evento abre espaço para a participação de grupos teatrais nas categorias estudantil e amadora, com inscrições gratuitas que podem ser feitas até o dia 15 deste mês, por meio de um formulário online.

Clima seco e variação de temperatura marcam a primeira semana de agosto em Vinhedo

A primeira semana de agosto em Vinhedo segundo o portal Climatempo será de baixa umidade do ar.

Feirão de Empregos de Vinhedo reúne mais de mil vagas e começa nesta 2ª-feira

Com mais de mil vagas disponíveis, Vinhedo realiza a partir desta segunda-feira, dia 4 e nos dias 5 e 6, o 2º Feirão de Empregos, uma grande oportunidade para quem busca colocação no mercado de trabalho. O evento acontece das 8 às 16 horas, na Central SIM Centro, localizada na Rua Monteiro de Barros, 17, reunindo empresas de diversos setores com vagas nas modalidades CLT, Jovem Aprendiz e Estágio.

Abertas inscrições para 60 vagas de hidroginástica para idosos na Capela em Vinhedo

“Meu nome é Camila Barino, tenho 32 anos, sou de Vinhedo e moro com minha mãe, Maria do Amparo, de 61 anos, no Jardim Panorama. Nossa casa é cheia de afeto graças aos nossos pets: a Pandora, uma cachorra cheia de personalidade; o Ozzy, nosso gato dorminhoco; e duas tartarugas que tenho desde criança.