Notícia e entretenimento da cidade!

Moradora de Vinhedo tem filho com deficiência e luta por inclusão

  • Notícias
  • >
  • Moradora de Vinhedo tem filho com deficiência e luta por inclusão

Foto: Arquivo Pessoal

“Me chamo Sueli Yamanaka e sou natural de São Paulo, mas atualmente moro em Vinhedo, no Jardim Santa Rosa. Sou casada e sou empresária na cidade.

Meu filho primogênito se chama Pedro Yamanaka Gottardi, tem 16 anos e é portador de deficiência auditiva e intelectual. Descobrimos a deficiência auditiva quando ele tinha 3 anos de idade. Eu neguei esse diagnóstico porque é muito difícil você receber uma notícia de deficiência para seu primeiro filho. Não contente fui procurar ajuda em uma clínica externa. Foi quando fez a sua segunda avaliação neuropsicológica com diagnóstico de TDAH e deficiência intelectual.

Chorei uma semana, mas não queria atrasar mais o desenvolvimento dele me lamentando. Resolvi então erguer a cabeça e ver o que seria necessário para começarmos essa nova etapa, quais intervenções e terapias. Foi nesse momento que mudamos de São Paulo para Vinhedo. A melhor escolha.

Fomos acolhidos por uma escola infantil que fez uma verdadeira inclusão. Haviam reuniões bimestrais entre a escola, os especialistas e a família. Com crianças especiais é dessa forma que deve ser feito para que todos os envolvidos no desenvolvimento da criança possam falar a mesma língua.

Assim, por três anos obtivemos muito sucesso. Infelizmente ele teve que sair de lá. Nessa época, iniciava também atividades de escotismo na cidade, onde foi muito acolhido. Começou também a participar de campeonatos de natação adaptados e a se destacar no esporte que ele sempre amou. Já com treinos mais direcionados por uma personal em uma academia.

Desde 2020 participa da Special Olympics e conseguiu nesse ano duas medalhas de ouro nos 25 e 50m livres. Caso seja sorteado para o mundial irá no próximo ano competir fora do país.

O Pedro me impressiona por toda a superação e por ressignificar todos os momentos difíceis de saúde e exclusão pelos quais passou. Aprendo todos os dias com ele. Sou uma mãe abençoada”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam declarar imposto de renda até dia 31

Faltando 12 dias para o fim do prazo para declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam fazer as declarações, segundo informou a Receita Federal. Até o momento, já foram enviadas 16.384 declarações e a estimativa é que que 30.297 sejam emitidas na cidade até o próximo dia 31.

Carros se envolvem em acidente no cruzamento da Av. Independência em Vinhedo

O cruzamento das Avenidas Independência com Avelino Capellato, em Vinhedo, foi palco de mais um dos recorrentes acidentes de trânsito. No início da tarde desta sexta-feira, dia 17, dois veículos colidiram.

Ônibus Cultural de Vinhedo tem passeio gratuito para o Memorial da América Latina em São Paulo

A edição de maio do projeto “Ônibus Cultural”, realizado pela prefeitura, terá como destino o Memorial da América Latina e o Paço das Artes em São Paulo.

Vinhedense Carol Valentim já cantou com Chitãozinho & Xororó e está lançando álbum

A lei que determina a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos, antes conhecido como DPVAT teve sua sanção publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 17.