Notícia e entretenimento da cidade!

Moradores de Vinhedo relatam falta d’água e prefeitura não descarta rodízio

  • Notícias
  • >
  • Moradores de Vinhedo relatam falta d’água e prefeitura não descarta rodízio

Em meio às altas temperaturas registradas durante o outono e o aumento significativo no consumo de água, seguidores têm procurado o Social Vinhedo para relatar sobre problemas no abastecimento na cidade.

Jane Blanc, moradora do bairro Canjaranas, afirma que está com as caixas d’água secas. “Recebemos água pela última vez na sexta-feira, dia 17, entre 6 e 8 horas da manhã, com uma pressão super fraca”, afirmou em mensagem. Já o seguidor Igor Lima, morador da Vila João XXIII afirma que está desde a última quinta-feira, dia 16, sem água em sua residência. A moradora do Residencial Joana, Cressia, relata estar sem água há dias “já ligamos diversas vezes na Sanebavi, e temos sempre a mesma resposta: que o reservatório está baixo. A água às vezes é liberada, porém sem pressão e não dá para encher a caixa, principalmente para as casas tipo sobrados”.

Procurada pelo SV, a prefeitura informou que Vinhedo está há mais de 30 dias sem registrar chuvas significativas e que a onda de calor que tem superado diariamente os 30°C reflete diretamente no aumento do consumo de água, provocando reflexos nos reservatórios que não estão dando conta da demanda.

Segundo a Sanebavi (Saneamento Básico de Vinhedo) houve um aumento de 30% no consumo e as estações de tratamento (ETA 1 e 2) estão aquém de responder à situação.

A última chuva significativa registrada em Vinhedo foi no dia 19 de abril. Já o maior volume de chuva, nos últimos três meses, foi contabilizado em março passado, com uma precipitação de 226 mm. Já no mês seguinte choveu apenas 33 mm, o que soma 259 mm entre março e maio. Diferente do mesmo período do ano passado, com um total de 362 mm, sendo que, apenas em maio de 2023 choveu 56 mm. São 28,5% a menos de chuvas para o período.

As autoridades municipais não descartam a possibilidade de rodízio técnico, a exemplo que tem ocorrido em outras cidades, o que daria fôlego para o sistema de abastecimento se recuperar.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Curso da Microsoft sobre computação em nuvem tem 1,5 vagas gratuitas abertas

O Governo do Estado está com inscrições para curso gratuito sobre computação em nuvem, por meio do programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, em parceria com a Microsoft. Ao todo, o curso oferece 1,5 mil vagas e os interessados podem se inscrever pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até o próximo dia 30.

Maioria do comércio de Vinhedo vai abrir normalmente no feriado de Nossa Senhora Aparecida

A maioria do comércio de Vinhedo deve abrir normalmente neste sábado, dia 12, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.  

CEPROVI abre inscrições para curso gratuito profissionalizante de cozinheiro em Vinhedo

O CEPROVI (Centro de Educação Profissional de Vinhedo) abriu na tarde desta quinta-feira, dia 10, vagas para o curso profissionalizante de cozinheiro: formação básica.

Paróquias de Vinhedo têm programação especial no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Para homenagear a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Vinhedo terá uma programação especial de missas e celebrações no feriado nacional a ser comemorado neste sábado, dia 12.