Notícia e entretenimento da cidade!

Moradores de Vinhedo relatam falta d’água e prefeitura não descarta rodízio

  • Notícias
  • >
  • Moradores de Vinhedo relatam falta d’água e prefeitura não descarta rodízio

Em meio às altas temperaturas registradas durante o outono e o aumento significativo no consumo de água, seguidores têm procurado o Social Vinhedo para relatar sobre problemas no abastecimento na cidade.

Jane Blanc, moradora do bairro Canjaranas, afirma que está com as caixas d’água secas. “Recebemos água pela última vez na sexta-feira, dia 17, entre 6 e 8 horas da manhã, com uma pressão super fraca”, afirmou em mensagem. Já o seguidor Igor Lima, morador da Vila João XXIII afirma que está desde a última quinta-feira, dia 16, sem água em sua residência. A moradora do Residencial Joana, Cressia, relata estar sem água há dias “já ligamos diversas vezes na Sanebavi, e temos sempre a mesma resposta: que o reservatório está baixo. A água às vezes é liberada, porém sem pressão e não dá para encher a caixa, principalmente para as casas tipo sobrados”.

Procurada pelo SV, a prefeitura informou que Vinhedo está há mais de 30 dias sem registrar chuvas significativas e que a onda de calor que tem superado diariamente os 30°C reflete diretamente no aumento do consumo de água, provocando reflexos nos reservatórios que não estão dando conta da demanda.

Segundo a Sanebavi (Saneamento Básico de Vinhedo) houve um aumento de 30% no consumo e as estações de tratamento (ETA 1 e 2) estão aquém de responder à situação.

A última chuva significativa registrada em Vinhedo foi no dia 19 de abril. Já o maior volume de chuva, nos últimos três meses, foi contabilizado em março passado, com uma precipitação de 226 mm. Já no mês seguinte choveu apenas 33 mm, o que soma 259 mm entre março e maio. Diferente do mesmo período do ano passado, com um total de 362 mm, sendo que, apenas em maio de 2023 choveu 56 mm. São 28,5% a menos de chuvas para o período.

As autoridades municipais não descartam a possibilidade de rodízio técnico, a exemplo que tem ocorrido em outras cidades, o que daria fôlego para o sistema de abastecimento se recuperar.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Atletas de Vinhedo faturam 22 medalhas em competição regional de natação

A equipe de natação de Vinhedo participou da 4ª etapa da Associação Regional de Natação (A.R.N.), realizada em Santana de Parnaíba. Os atletas conquistaram 22 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

80 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo são celebrados com missa

A Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo completa 80 anos nesta terça-feira, dia 18. Para celebrar a data foi realizada no último domingo, dia 16, uma missa na Igreja Matriz de Sant’Ana em comemoração a atuação do grupo na cidade.

Mais de 100 moradores de Vinhedo já têm carteira estadual que identifica pessoas com autismo

Celebrado anualmente em 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista é uma data que busca promover a conscientização e a aceitação da diversidade no espectro autista. Para lembrar a data o Social Vinhedo fez um levantamento de quantos moradores têm a CipTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) do Estado.

Você conhece algum famoso que mora em Vinhedo?

Vinhedo, por possuir o cotidiano tranquilo do interior, mas oferecendo recursos equivalentes às metrópoles, tem atraído cada vez mais aqueles que buscam fugir das grandes cidades. Assim, o Social Vinhedo selecionou alguns dos diversos famosos que vivem na cidade.