Notícia e entretenimento da cidade!

Nova vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Brasil

Fiscalização contra a dengue (Foto: prefeitura de Louveira)

Uma nova vacina contra a dengue, a Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, começou a ser aplicada nesta segunda-feira, dia 26, na rede privada no Brasil.

O imunizante é o segundo contra a doença a receber registro no país, entretanto, esse é o primeiro que também poderá ser aplicado em pessoas nunca antes infectadas pelo vírus.

De acordo com informações, o Ministério da Saúde ainda não definiu se o imunizante será disponibilizado no SUS (Sistema Único de Saúde).

O imunizante pode ser aplicado em pessoas de quatro a 60 anos de idade e deve ser aplicado em um esquema de duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações.

Segundo informações, a vacina protege contra os quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue. Nos estudos clínicos, o imunizante demonstrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a doença causada por qualquer sorotipo 12 meses após a segunda dose. Além disso, a eficácia contra as formas doença que requerem hospitalização foi de 90%. As taxas foram calculadas a partir de estudos realizados com mais de 28 mil adultos e crianças.

A CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) informou que o valor da vacina será tabelado de acordo com cada Estado, e que em São Paulo, o preço máximo que as clínicas poderão cobrar do consumidor será de R$ 379,40 a dose.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias