Notícia e entretenimento da cidade!

Peixes “guaruzinhos” são usados no combate à dengue em Vinhedo

  • Notícias
  • >
  • Peixes “guaruzinhos” são usados no combate à dengue em Vinhedo

Foto prefeitura de Vinhedo

A equipe de Zoonoses de Vinhedo está utilizando peixes larvófagos (que se alimentam de larvas) para realizar controle da dengue em piscinas da cidade. Este método de combate à dengue é usado desde 2013. A intervenção é feita através da introdução desses peixes “guaruzinhos” em piscinas abandonadas, fontes e tanques sem tratamento e visa à eliminação do mosquito Aedes aegypti.

Os locais com potencial risco para a reprodução do mosquito recebem visita de fiscalização. Após autorização, são inseridos os peixes que sobrevivem em locais com baixa quantidade de oxigênio e matéria orgânica, medem cerca de 3 cm e vivem em torno de 1 ano e meio. Eles se proliferam com grande facilidade, o que auxilia ainda mais no combate à larva do mosquito transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya.

 

De acordo com dados da Zoonoses, de todas as 14 piscinas que receberam os peixes, nenhuma delas apresentou a presença de larvas durante a rotina de acompanhamento e em todas houve proliferação de peixes em abundância. O objetivo de eliminação de larvas ocorreu em 100% dos locais.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

IPTU em Vinhedo terá reajuste de 4,68% em 2026

O reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Vinhedo para 2026 foi oficializado com correção de 4,68%, seguindo a variação do IPCA acumulada entre outubro de 2024 e outubro de 2025. O Decreto foi publicado no Boletim Municipal da última quarta-feira, dia 26.

Edital de Convocação para Assembleia Geral da Associação “Projeto Social Vassoural”

Edital de Convocação para Assembleia Geral da Associação “Projeto Social Vassoural”

2ª Noite Cultural 60+ em Vinhedo está com inscrições abertas

As inscrições para a 2ª Noite Cultural 60+ já estão abertas em Vinhedo. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, será realizado no dia 3 de outubro, a partir das 18h30, no Salão do CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa).

Vinhedo levará empresários de graça à Feira do Empreendedor Sebrae

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre nesta terça-feira, dia 2, as inscrições para profissionais e interessados em negócios participarem da Feira do Empreendedor Sebrae 2025, que acontecerá no dia 17 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.