Notícia e entretenimento da cidade!

Peixes “guaruzinhos” são usados no combate à dengue em Vinhedo

  • Notícias
  • >
  • Peixes “guaruzinhos” são usados no combate à dengue em Vinhedo

Foto prefeitura de Vinhedo

A equipe de Zoonoses de Vinhedo está utilizando peixes larvófagos (que se alimentam de larvas) para realizar controle da dengue em piscinas da cidade. Este método de combate à dengue é usado desde 2013. A intervenção é feita através da introdução desses peixes “guaruzinhos” em piscinas abandonadas, fontes e tanques sem tratamento e visa à eliminação do mosquito Aedes aegypti.

Os locais com potencial risco para a reprodução do mosquito recebem visita de fiscalização. Após autorização, são inseridos os peixes que sobrevivem em locais com baixa quantidade de oxigênio e matéria orgânica, medem cerca de 3 cm e vivem em torno de 1 ano e meio. Eles se proliferam com grande facilidade, o que auxilia ainda mais no combate à larva do mosquito transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya.

 

De acordo com dados da Zoonoses, de todas as 14 piscinas que receberam os peixes, nenhuma delas apresentou a presença de larvas durante a rotina de acompanhamento e em todas houve proliferação de peixes em abundância. O objetivo de eliminação de larvas ocorreu em 100% dos locais.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Associação da Mata Ciliar alerta sobre criação de animais silvestres como pets

A Associação da Mata Ciliar, que tem convênio com Vinhedo, alerta sobre a criação de animais silvestres como pets de estimação. De acordo com a instituição, essa conduta, “somada com a ignorância e a desinformação sobre as espécies, compromete a vida desses indivíduos”.

Ceprovi abre 100 vagas de bolsas para cursos técnicos em Vinhedo

O CEPROVI (Centro de Educação Profissional de Vinhedo) está com matrículas abertas até o próximo dia 5 de julho para bolsas de estudos gratuitas integrais nos cursos técnicos de Química, Segurança do Trabalho, Administração, Nutrição e Dietética e Logística.

Vinhedo amanhece com chuva e pode registrar frio de até 11°C durante a semana

Esta segunda-feira, dia 27, em Vinhedo, amanheceu chuvosa, e a semana na cidade, até esta quinta-feira, dia 30, pode ter frio de até 11°C, de acordo com o site meteorológico Climatempo.

Aniversário de 2 anos do Villa Carlos Gasparini em Vinhedo

O Social Vinhedo realizou neste sábado, dia 25, a cobertura fotográfica do aniversário de 2 anos do Villa Carlos Gasparini, em Vinhedo.