Notícia e entretenimento da cidade!

Proteção e bem-estar de cães e gatos são garantidos através de nova Lei Estadual

  • Notícias
  • >
  • Proteção e bem-estar de cães e gatos são garantidos através de nova Lei Estadual

Foi sancionada pelo governador do Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicada nesta quinta-feira, dia 11, a Lei Estadual que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e na comercialização de cães e gatos no Estado de São Paulo.

De autoria do Executivo, o projeto de lei foi aprovado pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com modificações pelo Parlamento, no final de junho.

A lei reconhece os animais domésticos como seres sencientes, ou seja, dotados de natureza biológica e emocional passíveis de sofrimento, e garante proteção contra os abusos. Por isso, a regulamentação representa um grande avanço para o bem-estar animal e favorece o controle populacional destas espécies.

Segundo o documento, a proposta foi baseada em estudos realizados pela SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), diálogos com o Poder Legislativo e diversas organizações do setor.

 

NORMAS

“Criadores e comerciantes deverão ter alojamento compatível com o tamanho, porte e quantidade de animais e não poderão expor os animais em vitrines fechadas ou em condições exploratórias que lhes causem desconforto e estresse. As fêmeas prenhas deverão ser separadas dos outros animais no terço final de sua gestação e a permanência junto aos filhotes deve ser garantida pelo período mínimo de 6 a 8 semanas, a fim de garantir a lactação adequada”, explica o documento.

Além disso, os cães e gatos domésticos somente poderão ser comercializados ou permutados por criadores e por estabelecimentos comerciais após atingirem a idade mínima de 120 dias, terem recebido o ciclo completo de vacinação previsto no calendário de vacinas e estiverem esterilizados cirurgicamente e microchipados, com comprovação através de laudo emitido pelo médico-veterinário que assiste os animais.

A nova legislação proíbe ainda a distribuição de cães e gatos a título de brinde, promoção, sorteio de rifas e bingos. Também está vedada a exposição de cães e gatos em eventos de rua ou quaisquer espaços públicos, para fins de comercialização.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.