Notícia e entretenimento da cidade!

Saúde mental no trabalho é tema de encontro empresarial em Vinhedo

  • Notícias
  • >
  • Saúde mental no trabalho é tema de encontro empresarial em Vinhedo

Foto: Divulgação

Os participantes do Grupo de RH (Recursos Humanos) da AEVI (Associação Empresarial de Vinhedo) tiveram a oportunidade de refletir sobre a saúde mental em encontro realizado, no último dia 20, na Germânia.

Reginaldo Caldeira, coordenador do grupo, iniciou o encontro compartilhando algumas sugestões para uma demissão humanizada. Destacou que se trata de um processo em construção, de modo que, no momento do comunicado de demissão, na verdade, já se esgotaram todas as ferramentas para evitar essa medida. Reginaldo pontuou ser importante demonstrar respeito e apreço e colocar-se no lugar do outro, visando ao máximo amenizar as tensões do processo.

 

Em seguida, a psicóloga Camila Kozan tratou sobre saúde mental no trabalho, frisando que, ao contrário de males físicos externos, a saúde mental é invisível, manifestando-se na forma de estresse, ansiedade, depressão e burnout, condições emocionais que, à primeira vista, podem passar despercebidas. Entre os sinais a se observar, estão: absenteísmo, presenteísmo, rotatividade e redução da produtividade.

 

“A empresa pode reagir a essas situações criando um ambiente positivo, promovendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, oferecendo suporte psicológico, capacitando líderes e implementando políticas de saúde mental”, destacou a profissional.

 

Além disso, Camila Kozan mencionou a Lei 14831/2024 que instituiu o “Certificado Empresa Promotora de Saúde Mental”, por meio do qual as empresas podem se qualificar neste sentido. O departamento de Recursos Humanos, por sua vez, é fundamental na capacitação e em estabelecer pontes a fim de promover uma cultura de respeito como um todo.

 

Ao final, em rodas de discussão, os participantes levantaram soluções para diversos dilemas de relacionamento no local de trabalho, entre as quais se destacaram a importância da escuta empática e do recurso a ferramentas de RH e instrumentos legais disponíveis.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.