Notícia e entretenimento da cidade!

Sem chuva há quase 30 dias, Vinhedo registra escassez de água e calor intenso

  • Notícias
  • >
  • Sem chuva há quase 30 dias, Vinhedo registra escassez de água e calor intenso

Foto: prefeitura de Vinhedo

Vinhedo está sem chuvas há 27 dias segundo dados levantados pela prefeitura. Somado a isso, a cidade e a região têm enfrentado uma forte onda de calor, superando os 30ºC.

O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, divulgou que se trata da maior onda de calor registrada durante o outono dos últimos 35 anos.

O calor também reflete no aumento do consumo de água, provocando reflexos nos reservatórios que não estão dando conta da demanda. Segundo a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) houve um aumento de 30% no consumo.

A última chuva na cidade foi registrada em 19 de abril, com isso, o nível da Represa 1, responsável pela maior parte do abastecimento de Vinhedo, está muito abaixo do esperado.

O maior volume de chuva em Vinhedo, nos últimos três meses, foi registrado em março, com uma precipitação de 226 mm. Já no mês seguinte choveu apenas 33 mm. O que soma 259 mm entre março e maio. Bem diferente do mesmo período do ano passado, que registrou um total de 362 mm, sendo que, apenas em maio de 2023 choveu cerca de 56 mm. São 28,5% a menos de chuvas para o período.

ESCASSEZ
O Social Vinhedo tem recebido denúncias e reclamações de moradores que relatam que estão há alguns dias sem água e, segundo a prefeitura e a Sanebavi, a onda de calor, o aumento do consumo e falta de chuva justificam o colapso e pedem a colaboração da população na economia de água.

As autoridades não descartam a possibilidade de rodízio técnico, a exemplo que tem ocorrido em outras cidades, o que daria fôlego para o sistema de abastecimento se recuperar.
Paralelo a isso, a administração tem feito investimentos, em 2022 foi incorporada ao sistema uma nova represa, na região da Capela, e a quinta represa da cidade está sendo construída. Além disso, a ETA 2, está sendo reestruturada e recebendo investimento para triplicar a capacidade de água tratada. Soma-se a isso o funcionamento da ETA 3, então paralisada mesmo com a sua entrega ao município em 2017, a construção da adutora do Bom Jardim e a instalação de novos reservatórios de água tratada.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Homens de até 50 anos podem se inscrever para estudo de Bioequivalência em Valinhos

A A2Z Clinical Centro de Pesquisa Clínica Avançada, em Valinhos, está buscando voluntários para estudo de Bioequivalência.

Interligação de novo reservatório deve deixar região da Capela sem água nesta 5ª

A Sanebavi (Saneamento Básico informou que começa nesta quinta-feira, dia 24, a interligação do novo reservatório de 1,3 milhão de litros localizado no Jardim Florido.

Reginaldo e outros animais estão disponíveis para adoção

O Social Vinhedo traz toda semana sugestões de adoções de animais indicados por protetores de animais independentes e pelos Amigos dos Animais de Vinhedo, Resgatinhos, Braits de patas e Miado com Bigode.

Guarda Municipal de Vinhedo vai coordenar Centro de Inteligência da RMC contra a criminalidade

Em eleição realizada na última semana na Câmara Temática de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas, Vinhedo foi escolhida, por unanimidade, para coordenar o CIM (Centro de Inteligência Metropolitano). A votação contou com a participação de 20 representantes das cidades que integram a RMC (Região Metropolitana de Campinas).