Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Vinhedense de apenas 3 anos tem síndrome rara e precisa de cuidados especiais

Vinhedense de apenas 3 anos tem síndrome rara e precisa de cuidados especiais

Foto Arquivo Pessoal 

O vinhedense Ravi Grapeia nasceu prematuro, no sexto mês de gestação, e até os quatro meses de vida, teve de ficar internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para receber o suporte necessário.

 

 

Desde que teve alta, Ravi precisou ser internado outras vezes chegando até a ficar em como induzido, até que em abril de 2023, teve o diagnóstico de Síndrome de Coffin Lowry.

 

Atualmente, Ravi tem três anos e convive com esta síndrome rara que afeta o sistema respiratório, psicomotor e psicológico. “A síndrome provoca anomalias faciais, deficiência cognitiva e dificulta o crescimento da criança. Para o sexo masculino, essa síndrome se torna ainda mais grave, pois afeta a parte cardíaca e causa escoliose”, explicou a mãe Arieli Grapeia.

 

Com o seu crescimento aumentam também as necessidades de cuidados do pequeno vinhedense que já conquistou uma cadeira especial que impede que a escoliose de Ravi piore e ajude no controle do tronco da cabeça.

 

“Ravi já consegue sustentar a cabeça, mas não anda ainda pois tem uma paralisia parcial das perninhas, o que dificulta, mas não é impossível para Deus ele andar um dia. Agora buscamos uma vávula de fala, já que ele tem traqueostomia. Faz dois anos que não escuto o choro dele”, revelou sua mãe.

 

Para quem quiser ajudar e conhecer um pouco mais sobre o dia-a-dia de Ravi, sua mãe mantém uma página no Instagram @arieligrapeia.maeatipicacls e também pode entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9 93842043

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Reajuste no pedágio aumenta uso da Estrada da Boiada como “rota de fuga” entre Valinhos e Vinhedo

O reajuste das tarifas de pedágio nas rodovias paulistas, em vigor desde 1º de julho, reacendeu um problema antigo na região: o uso da Estrada da Boiada como rota de fuga entre Valinhos e Vinhedo. Com o aumento da tarifa na Rodovia Anhanguera, na praça de Valinhos, de R$ 12,80 para R$ 13,60, motoristas recorrem cada vez mais ao desvio para economizar.

Cadastro para transporte técnico e universitário é aberto em Vinhedo

A Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo abriu nesta terça, dia 15, o cadastro para o transporte gratuito de novos estudantes vinhedenses, que estão matriculados em cursos técnicos ou de graduação, disponibilizados por instituições reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e que estão localizadas em outros municípios.

Cachorra Lola e gatinha Benta encontraram um lar cheio de carinho em Vinhedo

“Meu nome é Adalberto Pedrucci Jr. e sou morador do bairro Bosque, em Vinhedo. Em 2013, eu e minha esposa, Sueli, juntamente com nossas filhas, Gabrielle e Giovanna, que são veterinárias, adotamos a Lola, uma cadela que havia sido abandonada. Em 2022, adotamos também a Benta, uma filhote de gata que chegou à nossa vida para ficar.

Diploma digital passa a ser obrigatório no Brasil e versão em papel perde a validade

A previsão do tempo para esta semana é de dias de sol com algumas nuvens e possibilidade de névoa ao amanhecer, segundo o portal meteorológico Climatempo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.