Notícia e entretenimento da cidade!

Vinhedo está acima da média nacional em saneamento

  • Notícias
  • >
  • Vinhedo está acima da média nacional em saneamento

Foto: prefeitura de Vinhedo

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de acordo com levantamento do Censo 2022, mostram que Vinhedo está à frente da média nacional em saneamento. A cidade aparece com 96,96% de atendimento com redes de água e 92,41% com coleta de esgoto. A média nacional é de 86,6% para ligação à rede geral de água e de 75,5% para descarte adequado de esgoto.

Os brasileiros que têm acesso a banheiro exclusivo (não compartilhado) representam 97,8% da população, enquanto em Vinhedo esse número chega a 99,96% – praticamente 100%. Quanto à coleta de lixo, atende a 90,9% dos brasileiros, na cidade o índice é de 99,84%.

 

As formas consideradas adequadas de abastecimento de água pelo Censo 2022 do IBGE foram de rede de distribuição, poço profundo ou artesiano, poço raso, freático ou cacimba, além de fonte, nascente ou mina. Já com relação ao descarte adequado de esgoto, o estudo analisou os efluentes que vão para as redes públicas de coleta, para fossas sépticas ou com filtro.

 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o saneamento contribui para a redução dos indicadores de mortalidade infantil e ajuda a prevenir doenças como cólera, leptospirose, esquistossomose e febre tifoide.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Céu nublado e frio de 15°C podem marcar o final de semana em Vinhedo

Neste fim de semana, entre os dias 12 e 14, a previsão é de dias nublados e temperatura mínima de 15°C em Vinhedo, segundo o site meteorológico Climatempo.

Feira Noturna do Jd. Três Irmãos em Vinhedo terá show com Ruan e Banda nesta 5ª-feira

A Feira Noturna do Jardim Três Irmãos, desta quinta-feira, dia 11, conta com uma programação especial com música ao vivo com o cantor Ruan e Banda, a partir das 19 horas, na Praça Geraldo Thomé.

Proteção e bem-estar de cães e gatos são garantidos através de nova Lei Estadual

Foi sancionada pelo governador do Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicada nesta quinta-feira, dia 11, a Lei Estadual que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e na comercialização de cães e gatos no Estado de São Paulo.

Mais de R$ 2 milhões serão investidos em rede de esgoto em Vinhedo

Os Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) aprovaram investir mais R$23 milhões em 12 municípios neste segundo semestre em ações na área de gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.