Notícia e entretenimento da cidade!

Vinhedo faz parceria para montar banco de dados genéticos da população

  • Notícias
  • >
  • Vinhedo faz parceria para montar banco de dados genéticos da população

Foto da extração do sangue (Foto: prefeitura de Vinhedo).

A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Planalto em Vinhedo está recebendo desde o último dia 8, o projeto “Gen-t do Brasil” focado em fazer coletas de sangue para construção de um banco genético, onde o objetivo é a prevenção, o diagnóstico e tratamento de doenças.

O projeto oferece exames laboratoriais gratuitos, incluindo hemograma, avaliação do colesterol e testes para diabetes, mediante doação de uma amostra de sangue. A iniciativa visa fornecer uma avaliação abrangente da saúde dos participantes, abordando fatores de risco e possibilitando a detecção de doenças. Os resultados dos exames são disponibilizados em até 96 horas.

 

Para participar é necessário ser brasileiro, maior de idade,  saber ler, escrever e apresentar documento com foto. O agendamento é feito pelo link: https://gen-t.science/agendamento/.

 

A informações pessoais de cada coleta se tornam anônimas quando direcionadas ao laboratório da gen-t, onde o DNA é extraído do resto do sangue, passando por um rigoroso processo de conferência e ficando pronto para o sequenciamento genético.

 

Atualmente, 80% do material genético utilizado para pesquisas no mundo vêm de populações brancas e de origem europeia, o que limita o potencial de descobertas e a efetividade de algumas terapias para outras populações.

 

O projeto funciona de segunda a sexta, das 7 às 9 horas, na UBS Vila Planalto, localizada na Rua Brasília,273.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam declarar imposto de renda até dia 31

Faltando 12 dias para o fim do prazo para declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam fazer as declarações, segundo informou a Receita Federal. Até o momento, já foram enviadas 16.384 declarações e a estimativa é que que 30.297 sejam emitidas na cidade até o próximo dia 31.

Carros se envolvem em acidente no cruzamento da Av. Independência em Vinhedo

O cruzamento das Avenidas Independência com Avelino Capellato, em Vinhedo, foi palco de mais um dos recorrentes acidentes de trânsito. No início da tarde desta sexta-feira, dia 17, dois veículos colidiram.

Ônibus Cultural de Vinhedo tem passeio gratuito para o Memorial da América Latina em São Paulo

A edição de maio do projeto “Ônibus Cultural”, realizado pela prefeitura, terá como destino o Memorial da América Latina e o Paço das Artes em São Paulo.

Vinhedense Carol Valentim já cantou com Chitãozinho & Xororó e está lançando álbum

A lei que determina a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos, antes conhecido como DPVAT teve sua sanção publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 17.