Notícia e entretenimento da cidade!

VLT ligando Viracopos à estação do Trem Intercidades em Campinas é anunciado pelo Estado

  • Notícias
  • >
  • VLT ligando Viracopos à estação do Trem Intercidades em Campinas é anunciado pelo Estado

Foto VLT de Santos

Dois projetos de mobilidade para implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Campinas foi anunciado pelo governo de São Paulo nesta quinta-feira, dia 23.

A proposta de VLT aprovada para a região envolve a implementação de dois ramais ferroviários, um ligando Campinas, Hortolândia e Sumaré, com 22 quilômetros de extensão e o outro, de 22,4 quilômetros, que vai ligar a estação do TIC (Trem Intercidades) Eixo Norte de Campinas ao Aeroporto de Viracopos.

 

O Trem Intercidades será implantado pelo consórcio C2 Mobilidade composto pela empresa chinesa CRRC e pela brasileira Comporte. O investimento previsto no projeto do trem é de R$ 14,2 bilhões. Quando estiver operando, o Trem Intercidades deve fazer as viagens entre SP e Campinas em 1 hora e 4 minutos, com velocidade de até 140 km/h. O trem terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e promete ser o mais rápido do Brasil.

 

Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

 

A estimativa é que o empreendimento beneficie cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gere mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

80 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo são celebrados com missa

A Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo completa 80 anos nesta terça-feira, dia 18. Para celebrar a data foi realizada no último domingo, dia 16, uma missa na Igreja Matriz de Sant’Ana em comemoração a atuação do grupo na cidade.

Mais de 100 moradores de Vinhedo já têm carteira estadual que identifica pessoas com autismo

Celebrado anualmente em 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista é uma data que busca promover a conscientização e a aceitação da diversidade no espectro autista. Para lembrar a data o Social Vinhedo fez um levantamento de quantos moradores têm a CipTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) do Estado.

Você conhece algum famoso que mora em Vinhedo?

Vinhedo, por possuir o cotidiano tranquilo do interior, mas oferecendo recursos equivalentes às metrópoles, tem atraído cada vez mais aqueles que buscam fugir das grandes cidades. Assim, o Social Vinhedo selecionou alguns dos diversos famosos que vivem na cidade.

Karateca de Vinhedo conquista ouro no Campeonato Paulista

A vinhedense Yasmin Antunes, de 15 anos, conquistou a medalha de ouro nas finais do Campeonato Paulista de Karatê, realizado nos dias 14 e 15 últimos, em São Bernardo do Campo. Ela subiu ao pódio na categoria cadetes (faixa preta) e chegou à sexta medalha na história da competição.