Notícia e entretenimento da cidade!

Você conhece alguém que trabalhou na primeira indústria de Vinhedo, a Tecelagem Storani?

  • Notícias
  • >
  • Você conhece alguém que trabalhou na primeira indústria de Vinhedo, a Tecelagem Storani?

Fotos e colaboração de Sandro Saltori Filé e José Antônio Zecchin

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 11, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”, que, semanalmente, sempre às quartas-feiras, conta a história de locais, pessoas, pontos turísticos ou curiosidades de Vinhedo. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre ser um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

O ano de 1925 foi histórico para Rocinha, vilarejo pertencente à Jundiaí, pois iniciaram-se as atividades da primeira indústria, a Fiação e Tecelagem Sant’Ana, que posteriormente mudou o nome para B. Storani S/A Comercial, Industrial, Agrícola e Pastoril, de propriedade de Benedito Storani e conhecida popularmente como Tecelagem Storani.

 

A Tecelagem Storani iniciou suas atividades com aproximadamente 60 operários e a produção de brim e algodão cru. Com o passar dos anos, a fábrica começou a produzir gabardine, tecido clássico conhecido por sua elegância e sofisticação.

 

O brim cáqui era vendido para a confecção dos uniformes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e, após a Revolução de 1932, o brim verde passou a ser fabricado para a confecção dos uniformes para a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

A indústria crescia e faltava mão de obra especializada, que a família Storani foi buscar nas cidades vizinhas. Para isso, foram construídas 80 casas residenciais, que formaram a Vila Storani. A Vila e a Fábrica ficavam situadas onde atualmente estão instaladas escolas particulares de Vinhedo, na Avenida Benedito Storani.

 

No auge de sua produção, a fábrica chegou a ter 300 funcionários e era referência no Brasil, época em que Benedito Storani adquiriu a fazenda Barro Preto, em Jaboticabal, com grandes plantações de algodão. As máquinas da Storani faziam desde o descaroçamento do produto, a fiação, a tecelagem até a tintura final do tecido.

 

A indústria encerrou suas atividades em 1970, deixando marcas profundas em 45 anos de atuação e desenvolvimento de Vinhedo. A empresa empregou centenas de famílias e a Vila Storani existiu até por volta de 1975.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Banda de rock “Old Chevy” é atração musical deste sábado na Festa de Sant’Ana em Vinhedo

A tradicional festa da Paróquia Sant’Ana continua neste sábado e domingo, das 10 às 22 horas, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

Senai Valinhos abre vagas gratuitas na área de TI para moradores de Vinhedo e região

O Senai de Valinhos está com inscrições abertas para os cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação para quem já tem conhecimento na área.

Estudo de medicamento para tratar sintomas da covid é realizado em centro de pesquisa

A A2Z Clinical Centro de Pesquisa Clínica Avançada, em Valinhos, está com um estudo em andamento (testes):

“Bailão São Sebastião” da Paróquia da Nova Vinhedo é neste sábado

A Paróquia São Sebastião (@paroquiasaosebastiaovinhedo) realiza neste sábado, dia 27, a partir das 19h30 o tradicional “Bailão São Sebastião”.