Notícia e entretenimento da cidade!

Você conhece alguém que trabalhou na primeira indústria de Vinhedo, a Tecelagem Storani?

  • Notícias
  • >
  • Você conhece alguém que trabalhou na primeira indústria de Vinhedo, a Tecelagem Storani?

Fotos e colaboração de Sandro Saltori Filé e José Antônio Zecchin

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 11, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”, que, semanalmente, sempre às quartas-feiras, conta a história de locais, pessoas, pontos turísticos ou curiosidades de Vinhedo. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre ser um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

O ano de 1925 foi histórico para Rocinha, vilarejo pertencente à Jundiaí, pois iniciaram-se as atividades da primeira indústria, a Fiação e Tecelagem Sant’Ana, que posteriormente mudou o nome para B. Storani S/A Comercial, Industrial, Agrícola e Pastoril, de propriedade de Benedito Storani e conhecida popularmente como Tecelagem Storani.

 

A Tecelagem Storani iniciou suas atividades com aproximadamente 60 operários e a produção de brim e algodão cru. Com o passar dos anos, a fábrica começou a produzir gabardine, tecido clássico conhecido por sua elegância e sofisticação.

 

O brim cáqui era vendido para a confecção dos uniformes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e, após a Revolução de 1932, o brim verde passou a ser fabricado para a confecção dos uniformes para a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

A indústria crescia e faltava mão de obra especializada, que a família Storani foi buscar nas cidades vizinhas. Para isso, foram construídas 80 casas residenciais, que formaram a Vila Storani. A Vila e a Fábrica ficavam situadas onde atualmente estão instaladas escolas particulares de Vinhedo, na Avenida Benedito Storani.

 

No auge de sua produção, a fábrica chegou a ter 300 funcionários e era referência no Brasil, época em que Benedito Storani adquiriu a fazenda Barro Preto, em Jaboticabal, com grandes plantações de algodão. As máquinas da Storani faziam desde o descaroçamento do produto, a fiação, a tecelagem até a tintura final do tecido.

 

A indústria encerrou suas atividades em 1970, deixando marcas profundas em 45 anos de atuação e desenvolvimento de Vinhedo. A empresa empregou centenas de famílias e a Vila Storani existiu até por volta de 1975.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vinhedense de apenas 3 anos tem síndrome rara e precisa de cuidados especiais

O vinhedense Ravi Grapeia nasceu prematuro, no sexto mês de gestação, e até os quatro meses de vida, teve de ficar internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para receber o suporte necessário.

Defesa Civil de Vinhedo alerta para fortes chuvas a partir desta quarta-feira

A Defesa Civil de Vinhedo emitiu um alerta para possíveis tempestades entre esta quarta-feira, dia 19 e sexta-feira, dia 21. Vinhedo está em alerta para chuvas intensas, acompanhadas por descargas elétricas e fortes rajadas de vento.

Feira Noturna da Capela em Vinhedo terá música ao vivo com “Ruan e Banda” nesta 4ª-feira

“Ruan e Banda” prometem animar com um show ao vivo a partir das 19 horas a Feira Noturna desta quarta-feira, dia 19, na praça da Capela.

Região da escola Patriarca é a mais nova “Área Calma” de Vinhedo

Você já percebeu que algumas ruas da cidade receberam a sinalização “Área Calma”, escrita em destaque no solo da via e em placas? O objetivo, segundo a administração, é de melhorar a segurança no trânsito em áreas que exigem maior atenção.