Notícia e entretenimento da cidade!

Você já ouviu falar do “Homem do Poço” de Vinhedo?

  • Notícias
  • >
  • Você já ouviu falar do “Homem do Poço” de Vinhedo?

Foto ilustrativa

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 27, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre que é um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

Toda a cidade tem uma lenda, que assusta ou intriga moradores. Em Vinhedo, o “Homem do Poço” desperta a curiosidade de muitos, porém o que poucos sabem é que ela é baseada em uma história real, que conforme os anos foram se passando, foi mudada e virou uma lenda com diversas versões.

 

O escritor Wladimir Novaes publicou o livro “A terrível estória do Homem do Poço de Vinhedo”, que resgata não apenas a lenda, mas este drama histórico com base em pesquisas, documentos e depoimentos de moradores, confirmando a veracidade dos fatos.

 

A publicação conta que no dia 19 de julho de 1916, Candido Ferraz, um homem de 30 anos, foi contratado pelo proprietário da Fazenda Marambaia, Alberto Eichemberg, para aprofundar um poço de 25 metros que não estava gerando a quantidade de água que precisava.

 

Durante a obra, ocorreu um acidente que desmoronou parcialmente as paredes e Candido ficou soterrado, com parte do corpo preso. O homem agonizou durante seis dias e cinco noites e seu corpo ainda está enterrado no local. Pesquisas em documentos da época apontam que o poço ficava nas proximidades das atuais Avenida Brasil, Rua Noronha e Rua da Formiga, na região do Portal.

 

Por seis dias, tentou-se o resgate, utilizando-se para isso todos os meios disponíveis na época. O ocorrido mobilizou bombeiros, engenheiros e autoridades da região.

 

Candinho, como era conhecido, recebia cigarros, café e alimentos que lhe eram enviados por baldes. Curiosos se deslocavam até o local para ver a tragédia. Trens da Companhia Paulista faziam paradas extras na antiga Rocinha e relatos dizem que um livreto com o título “Poço Misterioso de Rocinha” era vendido aos visitantes.

 

Segundo pesquisas, na boca do poço, a esposa de Candinho, Carmelina, com sua filha de seis meses, Malvina, permaneceram até o homem falecer, no dia 25 de julho de 1916.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Bucky, Alice e Ninna enchem de amor o dia a dia da vinhedense Mariana Prado

“Meu nome é Mariana Prado, sou vinhedense, moro no Centro e junto com meus pais, Sandra Elaine Compiani Prado e Ricardo Piubeli Prado, sou tutora do Bucky, um Husky, da Alice, uma Golden e da Ninna, uma a vira-lata. Eles são minhas maiores preciosidades, meus companheiros, meus melhores amigos e posso resumir que são a realização de um sonho.

Você lembra dos antigos viveiros de aves exóticas da Praça do Aquário em Vinhedo?

O viveiro fazia parte do conjunto original da praça, inaugurada em 1992, que também incluía lagos, áreas de lazer e quiosques. Durante décadas, o espaço funcionou como um pequeno zoológico a céu aberto, abrigando animais em estruturas cercadas e permitindo o contato visual direto com espécies pouco comuns no cotidiano urbano.

Ginástica Artística de Vinhedo conquista medalha de Ouro nos Jogos Regionais

A equipe de Ginástica Artística de Vinhedo, da Secretaria de Esportes e Lazer, brilhou na 67ª edição dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Ouro. Os atletas Otto, Bruno e Benjamin foram os grandes destaques da modalidade, alcançando o topo do pódio em diversas provas. A equipe é comandada pelos técnicos Caio de Melo Almeida e Wagner Pereira da Silva.

Vinhedense conquista título nacional de beleza e se prepara para concurso internacional

A vinhedense Carla Carolina de Lima de Carvalho, de 18 anos, foi coroada no último domingo, dia 6, como 1ª Princesa Brasil no concurso Miss Brasil Beauty Worldwide 2025, realizado no Teatro Regina Vogue, em Curitiba (PR).