Notícia e entretenimento da cidade!

Você já ouviu falar do “Homem do Poço” de Vinhedo?

  • Notícias
  • >
  • Você já ouviu falar do “Homem do Poço” de Vinhedo?

Foto ilustrativa

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 27, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre que é um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

Toda a cidade tem uma lenda, que assusta ou intriga moradores. Em Vinhedo, o “Homem do Poço” desperta a curiosidade de muitos, porém o que poucos sabem é que ela é baseada em uma história real, que conforme os anos foram se passando, foi mudada e virou uma lenda com diversas versões.

 

O escritor Wladimir Novaes publicou o livro “A terrível estória do Homem do Poço de Vinhedo”, que resgata não apenas a lenda, mas este drama histórico com base em pesquisas, documentos e depoimentos de moradores, confirmando a veracidade dos fatos.

 

A publicação conta que no dia 19 de julho de 1916, Candido Ferraz, um homem de 30 anos, foi contratado pelo proprietário da Fazenda Marambaia, Alberto Eichemberg, para aprofundar um poço de 25 metros que não estava gerando a quantidade de água que precisava.

 

Durante a obra, ocorreu um acidente que desmoronou parcialmente as paredes e Candido ficou soterrado, com parte do corpo preso. O homem agonizou durante seis dias e cinco noites e seu corpo ainda está enterrado no local. Pesquisas em documentos da época apontam que o poço ficava nas proximidades das atuais Avenida Brasil, Rua Noronha e Rua da Formiga, na região do Portal.

 

Por seis dias, tentou-se o resgate, utilizando-se para isso todos os meios disponíveis na época. O ocorrido mobilizou bombeiros, engenheiros e autoridades da região.

 

Candinho, como era conhecido, recebia cigarros, café e alimentos que lhe eram enviados por baldes. Curiosos se deslocavam até o local para ver a tragédia. Trens da Companhia Paulista faziam paradas extras na antiga Rocinha e relatos dizem que um livreto com o título “Poço Misterioso de Rocinha” era vendido aos visitantes.

 

Segundo pesquisas, na boca do poço, a esposa de Candinho, Carmelina, com sua filha de seis meses, Malvina, permaneceram até o homem falecer, no dia 25 de julho de 1916.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Banda de rock “Old Chevy” é atração musical deste sábado na Festa de Sant’Ana em Vinhedo

A tradicional festa da Paróquia Sant’Ana continua neste sábado e domingo, das 10 às 22 horas, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

Senai Valinhos abre vagas gratuitas na área de TI para moradores de Vinhedo e região

O Senai de Valinhos está com inscrições abertas para os cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação para quem já tem conhecimento na área.

Estudo de medicamento para tratar sintomas da covid é realizado em centro de pesquisa

A A2Z Clinical Centro de Pesquisa Clínica Avançada, em Valinhos, está com um estudo em andamento (testes):

“Bailão São Sebastião” da Paróquia da Nova Vinhedo é neste sábado

A Paróquia São Sebastião (@paroquiasaosebastiaovinhedo) realiza neste sábado, dia 27, a partir das 19h30 o tradicional “Bailão São Sebastião”.