Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Você lembra de alguma casa que ainda tenha piso de caquinhos em Vinhedo?

Você lembra de alguma casa que ainda tenha piso de caquinhos em Vinhedo?

Foto Social Vinhedo

Os pisos de caquinhos fazem parte da memória da maioria dos brasileiros. Famosos nas décadas de 40 e 50 do século passado, os pisos feitos de cerâmica quebradinha, ainda resistem em alguns quintais da Vinhedo, mas são cada vez mais raros.


O quintal da foto foi registrado pela equipe do SV e é da vinhedense Eclair Corazzari. “A casa foi construída em 1957 pelo meu pai, João Corazzari”, contou Eclair que vive na casa localizada ao lado da Igreja Matriz de Sant’Ana, na região central de Vinhedo.

HISTÓRIA DOS CAQUINHOS
A história conta, que na década de 40, um funcionário da Cerâmica São Caetano, estava construindo sua casa e ficou sem condições para acabar a obra e pediu um pouco do piso de cerâmica quebrado que seria descarte para finalizar o piso da sua casa. Com o tempo, os vizinhos começaram a achar bonito e assim passaram a pedir os descartes da empresa.

Em pouco tempo, aumentou a demanda, a empresa começou a vender os pisos quebrados e posteriormente começou a quebrá-los propositadamente para que virassem os tais caquinhos. A moda perdurou entre a classe média paulista até final dos anos 60.

E aí, você conhece alguma casa que tenha piso de caquinhos em Vinhedo? Deixe o seu comentário.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.