Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Você lembra do Monsenhor Favorino que contribuiu para a história de Vinhedo e faleceu há 15 anos?

Você lembra do Monsenhor Favorino que contribuiu para a história de Vinhedo e faleceu há 15 anos?

Foto: Reprodução Social Vinhedo

Há 15 anos, em 23 de agosto de 2009, Vinhedo se despedia do Monsenhor Favorino.

O saudoso Monsenhor Favorino Carlos Marrone ficou conhecido por dedicar 61 de seus 92 anos de vida a parte da história de Vinhedo.

 

Ele foi nomeado Pároco Amovível da Rocinha, atual Vinhedo, em 30 de janeiro de 1948. Assim, participou do processo de emancipação da cidade, ajudou a construir a Santa Casa, o Lar da Caridade, a Capela do Cemitério, além da Matriz de Sant´Ana, no Centro.

 

De acordo com a Arquidiocese de Campinas, para Favorino, uma de suas maiores emoções foi o encontro com o Papa João Paulo II, em 1989, quando recebeu o título de Monsenhor.

 

No dia 18 de dezembro de 1992, Dom Gilberto Pereira Lopes nomeou o Padre João Aparecido Passadori para a Paróquia Sant´Ana e o Monsenhor Favorino tornou-se presbítero emérito da Arquidiocese de Campinas, continuando a residir em Vinhedo e a exercer o seu ministério sacerdotal no atendimento ao povo e na celebração da eucaristia.

 

Em entrevista ao SV, em junho do ano passado, o professor e escritor vinhedense José Antônio Zechin contou que “entrevistei-o várias vezes, então, pude ouvir dele próprio diversos fatos que implicaram o desenvolvimento de Vinhedo. Em resumo, eu diria que ele foi um sacerdote muito rigoroso, mas, ao mesmo tempo, um homem muito culto e divertido na intimidade (…) Ele tinha o respeito de todos os vinhedenses, de todas as religiões ou classes sociais. Uma verdadeira autoridade”.

 

Na ocasião de seu falecimento, a Matriz de Sant’Ana ficou lotada para despedida ao Monsenhor na Missa de Corpo Presente, presidida pelo saudoso arcebispo Dom Bruno Gamberini. Após a Missa, o corpo foi levado em cortejo por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Municipal, onde foi sepultado diante de uma multidão emocionada.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

“RG Animal” para cães e gatos é lançado pelo governo federal

O SinPatinhas (Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos) foi lançado pelo governo federal nesta quinta-feira, dia 17. A iniciativa prevê gerar um banco de dados nacional para os pets.

Cristina Dib de Vinhedo lança livro “Através da Janela do Meu Ser”

A escritora Cristina Banderchuk Dib, moradora de Vinhedo, lançou seu primeiro livro, “Através da Janela do Meu Ser”. A obra, sensível e inspiradora, convida os leitores a refletirem sobre suas jornadas e se reconectarem consigo mesmos.

Tucano repousa em árvore na Vila João XXIII em Vinhedo

O seguidor do Social Vinhedo Tainan registrou este belíssimo tucano repousando em uma árvore em uma mata próxima à Rua Rancho Fundo, na Vila João XXIII, em Vinhedo.

Vinhedense Helena tem apenas 11 anos e é atacante do Guarani

Aos 11 anos, Helena Tedesco Perelló já dá passos firmes rumo a uma carreira no futebol feminino e, atualmente, veste a camisa do Guarani.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.