Notícia e entretenimento da cidade!

Você sabia que em Vinhedo tem um monumento em homenagem a um Papa?

  • Notícias
  • >
  • Você sabia que em Vinhedo tem um monumento em homenagem a um Papa?

Foto Social Vinhedo

Nesta quinta-feira, dia 8, dia em que foi escolhido o novo Papa, o Leão XIV, o SV resgata a história do monumento localizado no bairro Vila João XXIII, um dos bairros mais tradicionais da cidade, que é em uma homenagem ao Papa João XXIII.

 

 

O monumento, instalado na rotatória das ruas Papa Pio X, Paulo de Tarso Campos e Felisbina Corazzari Matheus, foi confeccionado  pelo arquiteto e escultor, Ruy Frederico Bampa e a estátua é feita de pós de mármore com resina acrílica com pigmentos e dentro tem uma estrutura metálica. Partes da estátua, como as mãos e cabeça, foram modeladas em argila. A obra demorou oito meses para ser concluída.

 

O projeto foi idealizado pelo então prefeito Milton Serafim, mas a obra foi inaugurada no ano de 2014 quando Jayme Cruz estava à frente da administração pública.

 

HOMENAGEM

Em abril de 2014, o Papa João XXIII foi canonizado no Vaticano. Ele, Angelo Giuseppe Roncalli, nasceu no dia 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, na região de Bergamo, na Itália. João XXIII pontificou entre 1958 e 1963. Ele era pertencente à Ordem Franciscana Secular, ele teve como lema principal de seu pontificado e também de sua vida a obediência e a paz.

 

O papa italiano era conhecido por ser uma pessoa simples, um grande pastor capaz de dar bons rumos para a Igreja.

 

Sua morte ocorreu em 3 de junho de 1963, antes do encerramento do Concílio Vaticano II, em decorrência de um câncer de estômago.

 

Seu processo de canonização foi iniciado em 1965, mas a beatificação (passo anterior que demanda a comprovação de um milagre) só ocorreu em setembro de 2000, pelas mãos de João Paulo II.

 

Em 5 de julho de 2013, o Papa Francisco assinou decreto que autoriza a santificação de João XXIII, elevando-o aos altares de santo.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Reajuste no pedágio aumenta uso da Estrada da Boiada como “rota de fuga” entre Valinhos e Vinhedo

O reajuste das tarifas de pedágio nas rodovias paulistas, em vigor desde 1º de julho, reacendeu um problema antigo na região: o uso da Estrada da Boiada como rota de fuga entre Valinhos e Vinhedo. Com o aumento da tarifa na Rodovia Anhanguera, na praça de Valinhos, de R$ 12,80 para R$ 13,60, motoristas recorrem cada vez mais ao desvio para economizar.

Cadastro para transporte técnico e universitário é aberto em Vinhedo

A Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo abriu nesta terça, dia 15, o cadastro para o transporte gratuito de novos estudantes vinhedenses, que estão matriculados em cursos técnicos ou de graduação, disponibilizados por instituições reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e que estão localizadas em outros municípios.

Cachorra Lola e gatinha Benta encontraram um lar cheio de carinho em Vinhedo

“Meu nome é Adalberto Pedrucci Jr. e sou morador do bairro Bosque, em Vinhedo. Em 2013, eu e minha esposa, Sueli, juntamente com nossas filhas, Gabrielle e Giovanna, que são veterinárias, adotamos a Lola, uma cadela que havia sido abandonada. Em 2022, adotamos também a Benta, uma filhote de gata que chegou à nossa vida para ficar.

Diploma digital passa a ser obrigatório no Brasil e versão em papel perde a validade

A previsão do tempo para esta semana é de dias de sol com algumas nuvens e possibilidade de névoa ao amanhecer, segundo o portal meteorológico Climatempo