Notícia e entretenimento da cidade!

Você sabia que o prédio da Câmara Municipal foi sede da 1ª escola de Vinhedo?

  • Notícias
  • >
  • Você sabia que o prédio da Câmara Municipal foi sede da 1ª escola de Vinhedo?

Foto Social Vinhedo

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 8, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre que é um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

No fim do século XIX e começo do século XX, no Distrito de Rocinha, existia apenas fazendas como a Cachoeira, Marambaia, São Joaquim, Vista Alegre, Pau a Pique, Rio da Prata, entre tantas outras. No centro havia um pequeno povoado às margens da Estrada da Boiada que servia de pouso e descanso para viajantes. Não havia escolas.

O pequeno povoado se arranjava como dava para educar os filhos. A história conta que nas fazendas, existia escolinhas, mas não com um professor formal. Pessoas que sabiam mais, ensinavam.

O ensino precisava ser melhorado e aí foi decidido juntar estas pequenas escolas espalhadas pelas fazendas em um único local e foi assim que em 25 de junho de 1919, no atual prédio da Câmara Municipal de Vinhedo, localizado na Avenida 2 de Abril, 78, Centro, foi criada a Escola Reunida de Rocinha.

No ano de 1949, o Distrito de Rocinha emancipou-se passando a chamar Vinhedo, consequentemente a escola também mudou de nome, tornando-se o Grupo Escolar de Vinhedo e, posteriormente, Grupo Escolar Cláudio Gomes, em homenagem ao seu primeiro diretor, o Professor Cláudio Gomes da Costa Júnior.

Em 1952 a escola ganhou um novo prédio, na Rua Fernando Costa, 628, onde está instalada até os dias de hoje.

De lá pra cá, Vinhedo cresceu, evoluiu e, em 1958, 39 anos após a Escolas Reunidas, inaugurou na cidade a segunda unidade escolar, a Escola Estadual Patriarca da Independência. Atualmente, são dezenas de escolas municipais, estaduais e particulares espalhadas pela cidade.

(Matéria exclusiva da Redação do Social Vinhedo fotos e colaboração de Sandro Saltori Filé, José Antônio Zecchin e redes sociais escola Cláudio Gomes)

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google são abertas pelo Governo de SP

O programa “Qualifica SP – Novo Emprego”, do governo do Estado, abriu 5,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre computação em nuvem e inteligência artificial, em parceria com o Google Cloud.

Festa de Sant’Ana inicia neste sábado no Pq. Municipal de Vinhedo

A Paróquia Sant’Ana de inicia a tradicional Festa da Padroeira de Vinhedo neste sábado, dia 20, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento segue ainda nos dias 21, 26, 27 e 28.

Notas antigas do Real vão sair de circulação, determina Banco Central

O Banco Central determinou o recolhimento das cédulas da primeira família do real. O informativo explica que as notas não perderão valor monetário e podem ser usadas pela população, tanto para pagamentos quanto recebimentos, mas serão retiradas de circulação.

Com mais de 80 gatos, exposição internacional acontece em Campinas neste fim de semana

Campinas sediará nestes sábado e domingo, dias 20 e 21, a 3ª Exposição Internacional de Felinos do American Cat Club, em parceria com a Fórmula Natural, da Adimax. O evento acontecerá no Hotel Vila Rica, no bairro Parque Itália, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.