Notícia e entretenimento da cidade!

Você conhece a história da Santa Casa de Vinhedo?

  • Notícias
  • >
  • Você conhece a história da Santa Casa de Vinhedo?

O Social Vinhedo traz nesta quarta-feira, dia 1º, mais uma edição da coluna “Vinhedense de Carteirinha”. O objetivo do quadro é para que o seguidor demonstre que é um conhecedor de aspectos da cidade e um verdadeiro “Vinhedense de Carteirinha”.

O idealizador do projeto da Santa Casa de Vinhedo foi Abrahão Aun, médico clínico geral, que sonhava em construir um hospital para a população e também foi o primeiro prefeito do município.
A história conta que foi no ano de 1956 que aconteceu a primeira Assembleia Geral de Fundação e naquele mesmo ano que se formou a primeira mesa administrativa:
 
Provedor: Dr. Anésio Augusto do Amaral
Vice: Pe. Favorino Carlos Marrone
1º Tesoureiro: Dr. Abrahão Aun
2º Tesoureiro: Paulo Storani
1º Secretário: Durval Medeiros Soares
2º Secretário: Armando Isoldi
Mordomo: Manoel de Sá Fortes Junqueira
Procurador: Dr. Guerino Mario Pescarini
Mesários: Serafim Piffer, Miguel Bossi, José Matheus, Waldomiro Siqueira, Luiz Rotella
Conselho Fiscal: Mario Damasio e José Von Zuben / Carmelo Consolo, Antonio Medeiros Junior e Odilon Leite Ferraz.
 
O terreno para a construção do hospital foi doado pela família Corazzari, em abril de 1959 e a obra tornou-se realidade por meio de doações realizadas por irmãos, famílias, empresas e verba angariada na Festa da Uva, cujo objetivo inicial era juntar dinheiro para a construção da Igreja Matriz e da Santa Casa.
 
Em 1º de maio de 1962 foi inaugurada a Santa Casa de Vinhedo, com 50 leitos e 15 funcionários.
As atividades iniciais foram administradas por uma diretoria com treze membros e corpo clínico tendo como diretor Dr. Abrahão Aun, vice diretor Dr. Manoel Matheus Neto e secretário Dr. José Rachid Aun.
 
Até hoje é uma instituição filantrópica e privada, sem fins lucrativos, sua receita é mantida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), operadoras privadas, particulares, doações e projetos de órgãos públicos.
 
Atualmente, o hospital continua sendo o único da cidade e conta com 102 leitos, sendo 18 de UTI, 5 salas cirúrgicas e maternidade, e 390 funcionários. O hospital tem hoje como provedor Julliano Gasparini.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Nina e outros animais estão em busca de um lar com amor e carinho

O Social Vinhedo traz toda semana sugestões de adoções de animais indicados por protetores de animais independentes e pelos Amigos dos Animais de Vinhedo, Resgatinhos, Vira Lata Vira Casa e Bem-Estar Animal.

Câncer é a principal causa de morte em várias regiões brasileiras, diz estudo

Um estudo inédito, conduzido por pesquisadores da Unifesp e outras instituições, como a Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, aponta que o câncer é a maior causa de morte em algumas regiões do Brasil. A pesquisa foi publicada no The Lancet Regional Health – Americas.

Novo Leilão da Receita Federal tem iPhone por R$ 300 e carros por R$ 7,2 mil

A Receita Federal anunciou que vai realizar mais um leilão de mercadorias apreendidas ou abandonada.

Vinhedo abre inscrições para caminhada pelo fim da violência contra a mulher

A prefeitura de Vinhedo abriu nesta segunda-feira, dia 21, as inscrições para a 2ª Caminhada de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher que acontece neste domingo, dia 27, em torno da Represa I, com um trajeto de 3 km de distância.