Notícia e entretenimento da cidade!

Laboratório para ajudar no combate a futuras pandemias será construído em Campinas

  • Notícias
  • >
  • Laboratório para ajudar no combate a futuras pandemias será construído em Campinas

Campinas terá o primeiro laboratório de biossegurança máxima do Brasil, o Órion. A estrutura que será construída no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), será usada para a identificação de possíveis vírus e assim evitar futuras pandemias.

O complexo laboratorial vai permitir que sejam produzidos estudos com patógenos capazes de causar doenças graves e com alto grau de transmissibilidade chamadas de classe 3 e 4. Atualmente não existe estrutura semelhante na América Latina.

 

Com o laboratório será possível monitorar, isolar e pesquisar os agentes biológicos para desenvolver métodos de diagnóstico, vacinas e tratamentos. A estrutura vai permitir o enfrentamento de futuras pandemias.

 

O projeto prevê a capacitação de cientistas brasileiros para lidar com agentes infecciosos desses tipos. Essa formação já integra o custo previsto de R$ 1 bilhão. O complexo também foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lançado recentemente pelo Governo Federal. Ele terá cerca de 20 mil metros quadrados e sua construção está prevista para ser concluída até 2026.

Compartilhe nosso conteúdo:

Foto:  Câmara de Louveira

Redes Socias

Últimas Notícias

IPTU em Vinhedo terá reajuste de 4,68% em 2026

O reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Vinhedo para 2026 foi oficializado com correção de 4,68%, seguindo a variação do IPCA acumulada entre outubro de 2024 e outubro de 2025. O Decreto foi publicado no Boletim Municipal da última quarta-feira, dia 26.

Edital de Convocação para Assembleia Geral da Associação “Projeto Social Vassoural”

Edital de Convocação para Assembleia Geral da Associação “Projeto Social Vassoural”

2ª Noite Cultural 60+ em Vinhedo está com inscrições abertas

As inscrições para a 2ª Noite Cultural 60+ já estão abertas em Vinhedo. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, será realizado no dia 3 de outubro, a partir das 18h30, no Salão do CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa).

Vinhedo levará empresários de graça à Feira do Empreendedor Sebrae

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre nesta terça-feira, dia 2, as inscrições para profissionais e interessados em negócios participarem da Feira do Empreendedor Sebrae 2025, que acontecerá no dia 17 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.