Notícia e entretenimento da cidade!

Anvisa exige a partir desta 3ª-feira selo de alerta de açúcar, sal e gordura em embalagens de alimentos

  • Notícias
  • >
  • Anvisa exige a partir desta 3ª-feira selo de alerta de açúcar, sal e gordura em embalagens de alimentos

A partir desta terça-feira, dia 23, os alimentos tem que ter em sua embalagem um selo indicando altos níveis de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada, além de uma tabela nutricional atualizada na maioria dos alimentos e bebidas processados e ultraprocessados.

A medida foi definida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2020 e foi dado este prazo para as indústrias adequarem as embalagens. A resolução, segundo a agência, tem como objetivo facilitar a comparação entre produtos e auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis.

Os alimentos e bebidas com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e/ou sódio devem apresentar um selo frontal em forma de lupa na embalagem, acompanhado da frase “alto em”. O selo alerta o consumidor sobre a presença excessiva desses nutrientes, que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão. Todos os produtos alimentícios também devem apresentar a nova tabela de informação nutricional, que inclui a porção por 100ml ou 100g.

O consumidor pode denunciar os produtos com suspeitas de irregularidades à Vigilância Sanitária, Procon, Ministério Público ou Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam declarar imposto de renda até dia 31

Faltando 12 dias para o fim do prazo para declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam fazer as declarações, segundo informou a Receita Federal. Até o momento, já foram enviadas 16.384 declarações e a estimativa é que que 30.297 sejam emitidas na cidade até o próximo dia 31.

Carros se envolvem em acidente no cruzamento da Av. Independência em Vinhedo

O cruzamento das Avenidas Independência com Avelino Capellato, em Vinhedo, foi palco de mais um dos recorrentes acidentes de trânsito. No início da tarde desta sexta-feira, dia 17, dois veículos colidiram.

Ônibus Cultural de Vinhedo tem passeio gratuito para o Memorial da América Latina em São Paulo

A edição de maio do projeto “Ônibus Cultural”, realizado pela prefeitura, terá como destino o Memorial da América Latina e o Paço das Artes em São Paulo.

Vinhedense Carol Valentim já cantou com Chitãozinho & Xororó e está lançando álbum

A lei que determina a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos, antes conhecido como DPVAT teve sua sanção publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 17.