Notícia e entretenimento da cidade!

Eclipse parcial do Sol será visível em Vinhedo neste sábado

  • Notícias
  • >
  • Eclipse parcial do Sol será visível em Vinhedo neste sábado

Um eclipse solar anular acontecerá neste sábado, dia 14, e poderá ser visto de todo Brasil. Em Vinhedo o eclipse será visível parcialmente e poderá ser observado entre 15h29 e 17h53. O ponto alto do fenômeno está marcado para às 16h49.

Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.

O último ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível em solo brasileiro. O próximo deste tipo ocorrerá em 2 de outubro de 2024, mas será visualizado no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.

Segundo especialistas não é recomendada a observação do fenômeno com óculos escuros ou chapa de Raio-X. A exposição, mesmo que de poucos segundos, pode danificar a retina de modo irreversível.

Para aqueles que desejam ver o fenômeno, o Observatório Nacional, em uma ação integrada com o Time and Date e a NASA, transmitirá o eclipse ao vivo em seu canal do YouTube (https://www.gov.br/observatorio/pt-br), desde seu início, na costa leste dos Estados Unidos, às 11h30 (horário de Brasília), até o seu final, já em território brasileiro, por volta das 17h30. Dessa forma, mesmo que as condições climáticas no local sejam desfavoráveis ou que não haja óculos adequados, será possível observar o eclipse em sua plenitude.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Atletas de Vinhedo faturam 22 medalhas em competição regional de natação

A equipe de natação de Vinhedo participou da 4ª etapa da Associação Regional de Natação (A.R.N.), realizada em Santana de Parnaíba. Os atletas conquistaram 22 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

80 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo são celebrados com missa

A Sociedade de São Vicente de Paulo em Vinhedo completa 80 anos nesta terça-feira, dia 18. Para celebrar a data foi realizada no último domingo, dia 16, uma missa na Igreja Matriz de Sant’Ana em comemoração a atuação do grupo na cidade.

Mais de 100 moradores de Vinhedo já têm carteira estadual que identifica pessoas com autismo

Celebrado anualmente em 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista é uma data que busca promover a conscientização e a aceitação da diversidade no espectro autista. Para lembrar a data o Social Vinhedo fez um levantamento de quantos moradores têm a CipTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) do Estado.

Você conhece algum famoso que mora em Vinhedo?

Vinhedo, por possuir o cotidiano tranquilo do interior, mas oferecendo recursos equivalentes às metrópoles, tem atraído cada vez mais aqueles que buscam fugir das grandes cidades. Assim, o Social Vinhedo selecionou alguns dos diversos famosos que vivem na cidade.