Notícia e entretenimento da cidade!

Laboratório para ajudar no combate a futuras pandemias será construído em Campinas

  • Notícias
  • >
  • Laboratório para ajudar no combate a futuras pandemias será construído em Campinas

Campinas terá o primeiro laboratório de biossegurança máxima do Brasil, o Órion. A estrutura que será construída no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), será usada para a identificação de possíveis vírus e assim evitar futuras pandemias.

O complexo laboratorial vai permitir que sejam produzidos estudos com patógenos capazes de causar doenças graves e com alto grau de transmissibilidade chamadas de classe 3 e 4. Atualmente não existe estrutura semelhante na América Latina.

 

Com o laboratório será possível monitorar, isolar e pesquisar os agentes biológicos para desenvolver métodos de diagnóstico, vacinas e tratamentos. A estrutura vai permitir o enfrentamento de futuras pandemias.

 

O projeto prevê a capacitação de cientistas brasileiros para lidar com agentes infecciosos desses tipos. Essa formação já integra o custo previsto de R$ 1 bilhão. O complexo também foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lançado recentemente pelo Governo Federal. Ele terá cerca de 20 mil metros quadrados e sua construção está prevista para ser concluída até 2026.

Compartilhe nosso conteúdo:

Foto:  Câmara de Louveira

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.