Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Medalhista internacional de Vinhedo sonha em cursar medicina na USP

Medalhista internacional de Vinhedo sonha em cursar medicina na USP

Foto: Arquivo pessoal

O estudante de Vinhedo, Lucas Nogueira Gilioti Loes, de apenas 16 anos, já possui um extenso currículo acadêmico, acumulando medalhas e premiações nacionais e internacionais, como a de Ouro na IChO (Olimpíada Internacional de Química), na Arábia Saudita, conquistada em julho último.

O jovem, que se inspira na cientista polonesa Marie Curie, pretende seguir carreira na área de conhecimento em química, especialmente química orgânica e bioquímica.


Aos sete anos, Lucas já teve o primeiro contato com o mundo das olimpíadas, ao realizar a Olimpíada Brasileira de Astronomia e a Olimpíada Canguru de Matemática. Na sequência, aos oito anos, começou a demonstrar interesse pela química, quando sua avó lhe entregou um livro da Biblioteca de Vinhedo. Em 2019, recebeu a medalha de ouro no Instituto de Tecnologia Aeronáutica pela Olimpíada Paulista de Física.


No primeiro ano do ensino médio, o jovem talento deu início a sua preparação para as competições internacionais. “A preparação começou com aulas extras à tarde, na escola de química mais avançada que me ajudaram também com outras olimpíadas. No ano passado, no segundo ano, adotei a rotina de estudos para química pesada com aulas teóricas e práticas todos os dias à tarde, e até aos sábados, e resolução de muitos exercícios, como os problemas preparatórios oficiais da Olimpíada. Os estudos não acabaram por ali, continuei até nas férias a resolver exercícios e praticar experimentos no laboratório, até que eu estivesse confiante para conseguir fazer o meu melhor”, explicou o medalhista em entrevista ao Social Vinhedo.


Lucas afirmou que a experiência olímpica internacional foi extremamente marcante em sua vida: “Não apenas pelas provas realizadas, mas também pelas pessoas que conheci e com quem fiz amizade”, relatou.


O jovem pretende usar seus resultados nacionais e internacionais em competições para obter uma vaga na USP. “Planejo seguir carreira de medicina. A medicina servirá para mim como porta de entrada para o estudo prático mais aprofundado da química do corpo humano, área do conhecimento com enorme potencial para desenvolvimento de tratamentos e curas para doenças”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Vôlei Feminino de Vinhedo conquista Bronze nos Jogos Regionais

A equipe feminina de vôlei de Vinhedo garantiu um lugar no pódio dos Jogos Regionais ao conquistar a medalha de Bronze após uma campanha consistente e emocionante.

Show gratuito de Jota Ferraz e Banda Fino do Brega agita o Teatro de Vinhedo neste sábado

O cantor Jota Ferraz e a Banda Fino do Brega sobem ao palco do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus neste sábado, dia 12, às 19h30, como parte da programação do Festival de Inverno de Vinhedo. A apresentação promete animar o público com um show vibrante que mistura o romantismo e a irreverência do brega com uma pegada moderna e dançante.

Cobrança para retirada de entulho e poda é retomada a partir desta segunda-feira em Vinhedo

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Serviços Públicos retoma a cobrança pelos serviços de retirada de poda de árvores e entulho de demolição ou reforma de prédios.

Dançarino vinhedense Luca Cruz se apresenta no parque Hopi Hari e já ganhou diversas competições

O artista Luca Cruz, 26 anos, nascido e criado em Vinhedo, começou no teatro aos 11 anos de idade e quatro anos depois começou a dançar. Em entrevista ao Social Vinhedo ele contou que no início de sua carreira fez aulas de hip hop e jazz no Centro Cultural de Vinhedo e posteriormente em academia de dança em Campinas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.