Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Medalhista internacional de Vinhedo sonha em cursar medicina na USP

Medalhista internacional de Vinhedo sonha em cursar medicina na USP

Foto: Arquivo pessoal

O estudante de Vinhedo, Lucas Nogueira Gilioti Loes, de apenas 16 anos, já possui um extenso currículo acadêmico, acumulando medalhas e premiações nacionais e internacionais, como a de Ouro na IChO (Olimpíada Internacional de Química), na Arábia Saudita, conquistada em julho último.

O jovem, que se inspira na cientista polonesa Marie Curie, pretende seguir carreira na área de conhecimento em química, especialmente química orgânica e bioquímica.


Aos sete anos, Lucas já teve o primeiro contato com o mundo das olimpíadas, ao realizar a Olimpíada Brasileira de Astronomia e a Olimpíada Canguru de Matemática. Na sequência, aos oito anos, começou a demonstrar interesse pela química, quando sua avó lhe entregou um livro da Biblioteca de Vinhedo. Em 2019, recebeu a medalha de ouro no Instituto de Tecnologia Aeronáutica pela Olimpíada Paulista de Física.


No primeiro ano do ensino médio, o jovem talento deu início a sua preparação para as competições internacionais. “A preparação começou com aulas extras à tarde, na escola de química mais avançada que me ajudaram também com outras olimpíadas. No ano passado, no segundo ano, adotei a rotina de estudos para química pesada com aulas teóricas e práticas todos os dias à tarde, e até aos sábados, e resolução de muitos exercícios, como os problemas preparatórios oficiais da Olimpíada. Os estudos não acabaram por ali, continuei até nas férias a resolver exercícios e praticar experimentos no laboratório, até que eu estivesse confiante para conseguir fazer o meu melhor”, explicou o medalhista em entrevista ao Social Vinhedo.


Lucas afirmou que a experiência olímpica internacional foi extremamente marcante em sua vida: “Não apenas pelas provas realizadas, mas também pelas pessoas que conheci e com quem fiz amizade”, relatou.


O jovem pretende usar seus resultados nacionais e internacionais em competições para obter uma vaga na USP. “Planejo seguir carreira de medicina. A medicina servirá para mim como porta de entrada para o estudo prático mais aprofundado da química do corpo humano, área do conhecimento com enorme potencial para desenvolvimento de tratamentos e curas para doenças”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Leilão de frutas é uma das atrações deste domingo na Festa da Uva de Vinhedo

Diversas frutas de Vinhedo e região estão expostas na 61ª Festa da Uva e 13ª Festa do Vinho de Vinhedo no Ginásio do Parque Municipal. As melhores safras são analisadas por júris e premiadas dentro de suas categorias e, aos domingos, a partir das 15 horas, podem ser arrematadas no leilão.

Fiat 500 Clube realiza encontro na Festa da Uva de Vinhedo neste domingo

O Fiat 500 Clube, uma comunidade com mais de 300 membros ativos em núcleos regionais por todo o Brasil, se reunirá neste domingo, dia 23, a partir das 11 horas, na 61ª Festa da Uva e 13ª Festa do Vinho de Vinhedo.

Mais de 30 atrações musicais vão agitar a Festa da Uva de Vinhedo neste final de semana

A 61ª Festa da Uva e 13ª Festa do Vinho de Vinhedo continua neste fim de semana com uma programação de mais de 30 apresentações musicais entre esta sexta-feira, dia 21, e domingo, dia 21.

Kits de uniformes da rede municipal de Vinhedo serão entregues a partir desta 2ª

Os kits de uniformes escolares serão entregues a partir desta segunda-feira, dia 24, conforme o cronograma adotado por cada escola da Rede Municipal de Ensino, informou a Secretaria de Educação de Vinhedo. Vale ressaltar que a entrega das mochilas foi iniciada no último dia 18.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.