Notícia e entretenimento da cidade!

Nova represa de Vinhedo vai garantir mais de 90 milhões de litros de água bruta

  • Notícias
  • >
  • Nova represa de Vinhedo vai garantir mais de 90 milhões de litros de água bruta

Foto prefeitura de Vinhedo

Em janeiro deste ano, a prefeitura de Vinhedo deu início a construção de uma nova represa, localizada na Rodovia Edenor João Tasca, na região do Bairro dos Torres. Trata-se da quinta da cidade.

Ocupando uma área de aproximadamente 18 mil m², a represa terá a capacidade de reservar mais de 90 milhões de litros de água bruta. A lagoa está sendo construída a 600 metros da atual captação do córrego Bom Jardim e receberá contribuição de água dos córregos Santa Fé e Bom Jardim. E toda água concentrada nesse barramento será enviada para a lagoa de captação e conduzida até a Represa 1, de onde seguirá para tratamento na ETA 1.

 

Nas últimas semanas o talude vem recebendo a contenção com pedras, fazendo com que a área ganhe forma e ainda garanta a sustentação de todo barramento que vai represar a água. Além disso, canaletas já foram instaladas no entorno, para facilitar o escoamento da água da chuva e placas de grama já estão sendo plantadas e que também ajudarão a conter a erosão do solo.

 

A previsão, segundo informou a prefeitura, é que a represa seja construída em 12 meses. A

Entre as ações de investimentos, também, está a ampliação da ETA 2, Estação de Tratamento de Água localizada no Jardim Santa Cândida, na região da Capela. Praticamente será um novo dispositivo que, somado à atual realidade da ETA, vai elevar de 50 para 150 litros por segundo a capacidade de tratamento de água, ou 540 mil litros por hora.

 

Um novo reservatório de água será construído no próximo ano no Jardim Florido, e com capacidade de 1 milhão de litros de armazenamento. Também estão nos investimentos a retomada da ETA3, que nunca funcionou, e a adutora que vai levar a água do Bom Jardim e da Represa V até a Represa 1.

 

Em 2022 a prefeitura de Vinhedo finalizou a represa IV. Mas, até então, foram 43 anos sem grandes investimentos na estrutura para aumento da oferta de água bruta. As últimas represas da cidade, a 2 a 3, datam de antes de 1980, época em que Vinhedo tinha cerca de 15 mil habitantes, bem diferente dos quase 80 mil de hoje.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Chitãozinho & Xororó e Orquestra Sinfônica fazem show gratuito em Campinas neste domingo

A dupla Chitãozinho e Xororó e a Orquestra Sinfônica se apresentam neste domingo, dia 14, a partir das 18 horas, na Praça Arautos da Paz, em Campinas. O show gratuito faz parte das comemorações dos 250 anos da cidade.

 

Junho foi o mês mais seco do ano, segundo o Consórcio PCJ

Segundo o último boletim hidrológico, elaborado mensalmente pela equipe técnica do Consórcio PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o mês de junho foi o mais seco do ano, sem quase nenhuma chuva registrada.

700 mesários de Vinhedo já foram convocados para as eleições de outubro

A Justiça Eleitoral do Estado iniciou a convocação de mesários que vão atuar nas eleições municipais deste ano, marcadas para os dias 6 e 27 de outubro (segundo turno), quando serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o país.

Vinhedense Thaís teve dificuldade em aceitar gestação e hoje vê o pequeno Miguel como uma benção

“Meu nome é Thaís Regina de Souza Teixeira, tenho 26 anos, sou casada com Tobias Duarte dos Santos, de 38 anos, moramos no bairro da Capela e somos pais do pequeno Miguel, de apenas sete meses de vida.