Notícia e entretenimento da cidade!

  • Notícias
  • >
  • Novos empreendimentos são suspensos por um ano para preservação hídrica em Vinhedo

Novos empreendimentos são suspensos por um ano para preservação hídrica em Vinhedo

Foto @take1eventos @_portaldorafa

A prefeitura de Vinhedo publicou o Decreto nº 14/2025, que suspende, por 12 meses, a aprovação de novos empreendimentos imobiliários.  A medida, segundo a publicação, abrange a emissão de licenças, alvarás e diretrizes para loteamentos, condomínios e edifícios multifamiliares, com o objetivo de minimizar os impactos da crise hídrica que tem se intensificado a cada ano.

 

 

O decreto visa preservar os recursos hídricos disponíveis e evitar a sobrecarga do sistema de abastecimento, especialmente durante os períodos de estiagem prolongada.

 

A suspensão de novos empreendimentos, informou a administração pública, busca evitar que o aumento populacional e a expansão urbana sobrecarreguem ainda mais a infraestrutura hídrica da cidade, garantindo o equilíbrio no fornecimento de água para a população.

 

ESTUDO

Durante os 12 meses, a prefeitura irá realizar estudos e análises para identificar as ações necessárias para reduzir os impactos da crise hídrica e garantir a sustentabilidade do abastecimento de água no município.

 

Além disso, o novo decreto mantém a implementação de medidas rigorosas contra o desperdício de água tratada, proibindo práticas como o uso de mangueiras para irrigação de jardins, a lavagem de calçadas, ruas, varandas, quintais e veículos em domicílio, e o uso indevido de torneiras e caixas d’água.

 

RODÍZIO

Vinhedo também suspendeu temporariamente o sistema de rodízio de água. O Comitê de Gestão Hídrica avaliou as condições das represas que abastecem a cidade e constatou um aumento significativo no nível das águas, impulsionado pelas chuvas intensas de dezembro e janeiro.

 

O Comitê de Gestão Hídrica ressaltou que seguirá com o monitoramento diário das fontes de captação e das reservas de água, para garantir um abastecimento equilibrado e sustentável. Embora o rodízio tenha sido suspenso, a economia de água e o uso consciente continuam sendo essenciais.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Novo prédio no bairro Pinheirinho abrigará Fórum e Cartório Eleitoral de Vinhedo

Vinhedo ganhará um novo espaço para a área da Justiça. Está em construção na Avenida Rosa Zanetti Ferragut no Pinheirinho o prédio que abrigará o novo Fórum, Cartório Eleitoral, Cejusc e execução fiscal.

Modelo mirim Ana Laura representará Vinhedo no Miss Brasil

A modelo mirim vinhedense Ana Laura Ribeiro Andreoti, de 7 anos, vai representar Vinhedo no concurso Miss Brasil, que será realizado neste domingo, dia 20, em Curitiba (PR).

Atletas de Vinhedo conquistam 30 medalhas nos Jogos Regionais

Vinhedo encerrou sua participação no último domingo, dia 13, na 67ª edição dos Jogos Regionais com um total de 30 medalhas, sendo 10 de Ouro, 11 de Prata e nove de Bronze.

Falecimento: Maria Luzia da Silva

Faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 14, Maria Luzia da Silva, aos 68 anos. Natural de Macajuba (BA), Luzia vivia há cinco décadas na Vila João XXIII, em Vinhedo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.