Notícia e entretenimento da cidade!

Passagem do Trem Intercidades perto de Represa 1 de Vinhedo preocupa autoridades

  • Notícias
  • >
  • Passagem do Trem Intercidades perto de Represa 1 de Vinhedo preocupa autoridades

Foto: prefeitura de Vinhedo 

Autoridades de Vinhedo, uma das cidades contemplada pela nova linha de trem que ligará Campinas a São Paulo, estão preocupadas sobre os impactos da futura obra no município.

Durante a segunda audiência pública sobre o projeto do Trem Intercidades que aconteceu na última quinta-feira, dia 8, em Jundiaí, o secretário de Planejamento Ambiental de Vinhedo, Jaderson Spina, questionou quanto aos riscos de acidentes que possam ocorrer com trens de carga que transportam produtos químicos, interferência no viário e o fato da Represa 1 da cidade estar localizada ao lado da linha férrea.



Além disso, o secretário falou sobre a questão de a nova infraestrutura ter que considerar a drenagem urbana de Vinhedo, principalmente do córrego Pinheirinho e de outros córregos que atravessam a via férrea. “A nossa maior preocupação é com relação à represa. Essa represa é a principal fonte de abastecimento de Vinhedo. Atende cerca de 60% do município e ela está passando por uma reforma e desassoreamento e deve dobrar sua capacidade”, disse o secretário. Por fim, destacou o medo ou receio de descarrilamentos de cargueiros que possam vir a afetar o abastecimento do município.”



Em resposta aos seus apontamentos, o representante do Estado sobre o setor do Meio Ambiente, informou que o projeto ainda está no anteprojeto e portanto, ainda será necessário definir de forma conclusiva os convênios com cada cidade e eventuais impactos sociais e ou ambientais durante as obras da obra.



O leilão está marcado para o próximo dia 29, em São Paulo, e deverá ser realizado mesmo que tenha apenas um concorrente.



TREM INTERCIDADES

O Trem Intercidades vai ligar Campinas a São Paulo e terá cerca de 100 quilômetros de trajeto, oferecendo um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e Campinas, com parada em Jundiaí. A viagem terá duração de 64 minutos, com 15 trens para executar o serviço.



Dentro do projeto há ainda o Trem Intermetropolitano (TIM), com cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam declarar imposto de renda até dia 31

Faltando 12 dias para o fim do prazo para declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), mais de 13 mil moradores de Vinhedo ainda precisam fazer as declarações, segundo informou a Receita Federal. Até o momento, já foram enviadas 16.384 declarações e a estimativa é que que 30.297 sejam emitidas na cidade até o próximo dia 31.

Carros se envolvem em acidente no cruzamento da Av. Independência em Vinhedo

O cruzamento das Avenidas Independência com Avelino Capellato, em Vinhedo, foi palco de mais um dos recorrentes acidentes de trânsito. No início da tarde desta sexta-feira, dia 17, dois veículos colidiram.

Ônibus Cultural de Vinhedo tem passeio gratuito para o Memorial da América Latina em São Paulo

A edição de maio do projeto “Ônibus Cultural”, realizado pela prefeitura, terá como destino o Memorial da América Latina e o Paço das Artes em São Paulo.

Vinhedense Carol Valentim já cantou com Chitãozinho & Xororó e está lançando álbum

A lei que determina a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos, antes conhecido como DPVAT teve sua sanção publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 17.